FestFIC: a cultura em suas diversas formas

por admin publicado 26/06/2015 12h20, última modificação 31/08/2023 12h47
Festival, que acontece de 02 a 12 de julho, vai promover apresentações de grupos artísticos, exposições, palestras e oficinas em 20 municípios do estado do Rio de Janeiro.

Em um esforço conjunto de oito instituições de ensino, a arte e a cultura, em suas diversas formas, estarão ao alcance de milhares de pessoas de 20 municípios do estado do Rio de Janeiro. IFFluminense, Cefet, UFF, Uenf, Uerj, UFRJ, UFRRJ e Unirio abrem suas portas para a comunidade, democratizando os espaços públicos e promovendo a interiorização do acesso à cultura por meio do Festival Interuniversitário de Cultura (FestFIC).

“A partir da assinatura do convênio para a formação do Fórum Interuniversitário de Cultura, em 2014, o FestFIC nasce para efetivar esta parceria como seu primeiro grande evento. Uma oportunidade para estas instituições se conhecerem e se reconhecerem, o que facilita pensar em diversas outras ações conjuntas”, explica Paula Aparecida Martins Borges Bastos, pró-reitora de Extensão e Cultura do IFF.

O Festival terá um caráter itinerante das atividades, permitindo maior visibilidade dos grupos artísticos. O IFFluminense, por exemplo, sediará atividades da Uerj e da UFRJ; bem como será recebido em Niterói, Itaguaí, Rio de Janeiro e Petrópolis. Oficinas promovidas por um campus do IFF também serão apresentadas em outros campi da Instituição, e servidores estarão integrados em atividades da UFF e da Uenf. Veja a programação completa do IFFluminense AQUI.

“Em vários municípios, as instituições de ensino são os principais equipamentos culturais do local, e o FestFIC vem chamar a atenção para essas ações e, mais do que isso, para mostrar que esses são espaços abertos a toda a comunidade. Temos muitas atividades que podem ser potencializadas com parcerias e a participação das pessoas”, finaliza Paula.

A organização do evento divulgou, ainda, um Guia da Programação com todos os municípios participantes.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 26/06/15)