FestFIC: abertura oficial do evento

por admin publicado 02/07/2015 13h45, última modificação 31/08/2023 12h46
Evento será aberto oficialmente nesta sexta-feira, 03, no Rio de Janeiro, mas a programação já começa nesta quinta-feira com atividades no campus Quissamã e Campos Centro.

Um grande espetáculo será promovido pelas oito instituições participantes do primeiro Festival Interuniversitário de Cultura (FestFIC) na abertura oficial do evento, nesta sexta-feira, 03 de julho de 2015, no Centro do Rio de Janeiro. Às 15h, na Praça XV de novembro, a Orquestra de Sopros, a Companhia de Dança Contemporânea, o Conjunto Vocal Brasil Ensemble e o Coral Infantil da UFRJ, além dos Coros da Uerj e da Unirio e os Coros Jovens da UFF e do IFFluminense irão se reunir para um cortejo até os prédios históricos do entorno da Praça XV.

O Coro Jovem do IFFluminense se apresenta às 16h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Formado por 43 estudantes dos diversos campi do Instituto, o Coro vai apresentar o espetáculo “O Rio de todo mundo na poesia de Chico Buarque”, com regência do professor Saulo Nascimento. O espetáculo, com duração de 30 minutos, é uma homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro. No dia 09 de julho, o grupo volta a se apresentar no Festival, desta vez, no campus Maracanã do Cefet-RJ.

“Será um verdadeiro espetáculo, com sete músicas, figurino, narração e toda uma composição cênica para homenagear a musicalidade e beleza do Rio de Janeiro. Estamos muito empolgados, pois será um momento especial para o grupo, a primeira apresentação com tamanha visibilidade e que irá integrar 10 campi do IFF. A apresentação do Coro ainda será acompanhada por uma banda formada por sete estudantes”, conta o regente Saulo Nascimento.

O FestFIC, organizado pelo Cefet/RJ, IFFluminense, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio, acontece até o dia 12 de julho, propiciando intercâmbio entre as instituições e a promoção da cultura em suas diversas formas.

São cerca de 400 atividades gratuitas entre música, dança, teatro, audiovisual, saraus, artes integradas, palestras, exposições, cursos, oficinas, esportes, brincadeiras e seminários em 20 municípios do estado do Rio, tais como Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cordeiro, Ilha Grande, Itaguaí, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Paraty, Petrópolis, Quissamã, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua, São João da Barra Seropédica, Valença e Volta Redonda.

“Em vários municípios, as instituições de ensino são os principais equipamentos culturais do local, e o FestFIC vem chamar a atenção para essas ações. Mais do que isso, que esses são espaços abertos a toda a comunidade. Temos muitas atividades que podem ser potencializadas com parcerias e a participação das pessoas”, finaliza Paula.

IFFluminense: A programação do Instituto está extensa e diversificada: exposições fotográfica, literária e histórica, teatro, música, oficinas de fotografia, de dança e música, de brincadeiras, de teatro de animação, de artesanato, palestra, audiovisual e muito mais.

O Festival terá um caráter itinerante das atividades, permitindo maior visibilidade dos grupos artísticos. O IFFluminense, por exemplo, sediará atividades da Uerj e da UFRJ; bem como, será recebido em Niterói, Itaguaí, Rio de Janeiro e Petrópolis. Oficinas promovidas por um campus do IFF também serão apresentadas em outros campi da Instituição, e servidores estarão integrados em atividades da UFF e da Uenf. Veja a programação completa do IFFluminense AQUI. A organização do evento divulgou, também, um Guia da Programação com todos os municípios participantes.

Programação de 02 de julho: Em Campos dos Goytacazes, tem a abertura da Exposição Fotográfica “A arte tumular do Cemitério do Caju”, no Espaço Raul Linhares, do campus Campos Centro do IFF. Todos os dias, das 09h às 18h; às 19h, tem apresentação da Orquestra de Violões do IFF, na Villa Maria. Já em Quissamã, tem Oficina de Pintura, das 10h40min às 13h40min, e a abertura da Exposição Histórica “A abolição e seus registros na vida privada” todos os dias, das 08h às 20h.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 02/07/15)