FestFIC: Coro Jovem homenageia Rio

por admin publicado 04/07/2015 00h35, última modificação 31/08/2023 12h46
Grupo formado por 50 alunos de todos os campi apresentou, na abertura do FestFIC, músicas de Chico Buarque em comemoração aos 450 anos da cidade

Dia de estreia, tanto do FestFIC (Festival Interuniversitário de Cultura) quanto de 50 alunos do IFFluminense que, pela primeira vez, se apresentaram fora do instituto. O Coro Jovem do IFF iniciou seus trabalhos em outubro de 2014 e até agora não havia tido a oportunidade de participar de um evento de tão grande porte, como é o festival. Nesta sexta-feira os alunos, de todos os campi da instituição, viajaram longas horas até o Rio de Janeiro para participar da abertura do evento cantando músicas de Chico Buarque.

A apresentação aconteceu na igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro do Rio, e seguiu a ideia do festival de homenagear os 450 anos do Rio de Janeiro. A abertura contou com diversas apresentações gratuitas pelo centro histórico da cidade, como dança, coros e orquestras que se apresentaram em igrejas, na Praça XV de Novembro, no Paço Imperial, na escadaria da Alerj, dentre outros. Para o regente e idealizador do Coro Jovem, Saulo Queiroz, o artista escolhido foi uma ótima opção para comemorar o aniversário da Rio. “Chico Buarque sempre prestigiou o Rio. Usando o repertório dele juntamos um carioca nato produtor de boas letras e musicalidade com o objetivo do evento”, diz o professor de Música.

O Coro Jovem do IFF é um trabalho que envolve muitas pessoas, já que em cada campus há um responsável pelo ensaio durante a semana com os estudantes. Além disso, há também ensaios setoriais reunindo campi próximos e ensaios gerais, estes que ocorrem duas vezes ao mês. No entanto, mesmo com todo o trabalho e o cansaço do deslocamento, os alunos ficaram satisfeitos com o resultado. Para Bruna Ribeiro, do campus Macaé, participar do coro a fez gostar mais de música. “Precisamos ensaiar mais, mas para a primeira apresentação com todos juntos foi muito bom!”, comemora.

O reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas, acredita que o FestFIC é muito relevante por ser inédita a reunião de instituições públicas de educação para a realização de um evento tão importante e especial no âmbito da educação. “É importante reunir os nossos talentos e esse é um momento marcante, pois tem como objetivo democratizar a arte e a cultura. No nosso caso, renova a concepção de educação que defendemos de que a formação do trabalhador não prescinde da formação cultural ampla”, defende o reitor.

O Coro Jovem ainda se apresenta no dia 09 de julho, no Cefet-RJ, no Maracanã. Para ver a programação completa do IFFluminense, clique AQUI. A organização do evento divulgou, também, um Guia da Programação com todos os municípios participantes.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Publicada em: 03/07/15)