Notícias
FestFIC: Coro Jovem homenageia Rio
Dia de estreia, tanto do FestFIC (Festival Interuniversitário de Cultura) quanto de 50 alunos do IFFluminense que, pela primeira vez, se apresentaram fora do instituto. O Coro Jovem do IFF iniciou seus trabalhos em outubro de 2014 e até agora não havia tido a oportunidade de participar de um evento de tão grande porte, como é o festival. Nesta sexta-feira os alunos, de todos os campi da instituição, viajaram longas horas até o Rio de Janeiro para participar da abertura do evento cantando músicas de Chico Buarque.
A apresentação aconteceu na igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro do Rio, e seguiu a ideia do festival de homenagear os 450 anos do Rio de Janeiro. A abertura contou com diversas apresentações gratuitas pelo centro histórico da cidade, como dança, coros e orquestras que se apresentaram em igrejas, na Praça XV de Novembro, no Paço Imperial, na escadaria da Alerj, dentre outros. Para o regente e idealizador do Coro Jovem, Saulo Queiroz, o artista escolhido foi uma ótima opção para comemorar o aniversário da Rio. “Chico Buarque sempre prestigiou o Rio. Usando o repertório dele juntamos um carioca nato produtor de boas letras e musicalidade com o objetivo do evento”, diz o professor de Música.
O Coro Jovem do IFF é um trabalho que envolve muitas pessoas, já que em cada campus há um responsável pelo ensaio durante a semana com os estudantes. Além disso, há também ensaios setoriais reunindo campi próximos e ensaios gerais, estes que ocorrem duas vezes ao mês. No entanto, mesmo com todo o trabalho e o cansaço do deslocamento, os alunos ficaram satisfeitos com o resultado. Para Bruna Ribeiro, do campus Macaé, participar do coro a fez gostar mais de música. “Precisamos ensaiar mais, mas para a primeira apresentação com todos juntos foi muito bom!”, comemora.
O reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas, acredita que o FestFIC é muito relevante por ser inédita a reunião de instituições públicas de educação para a realização de um evento tão importante e especial no âmbito da educação. “É importante reunir os nossos talentos e esse é um momento marcante, pois tem como objetivo democratizar a arte e a cultura. No nosso caso, renova a concepção de educação que defendemos de que a formação do trabalhador não prescinde da formação cultural ampla”, defende o reitor.
O Coro Jovem ainda
se
apresenta no dia 09 de julho, no Cefet-RJ, no Maracanã. Para
ver a
programação completa do IFFluminense, clique
AQUI.
A organização do evento divulgou, também, um Guia
da Programação com todos os municípios participantes.
IFF nas redes
sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Publicada
em: 03/07/15)