Notícias

Comemoração

Fidesc promove Passeio Ciclístico no Dia Mundial da Saúde

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/04/2019 15h05, última modificação 31/08/2023 12h53
Cerca de 150 ciclistas participaram do Passeio Ciclístico “Saúde em Movimento”, no domingo, dia 07 de abril.
Fidesc promove Passeio Ciclístico no Dia Mundial da Saúde

Ciclistas percorreram 9 km de distância

 O domingo de sol forte não foi obstáculo para um grupo de, aproximadamente, 150 ciclistas, entre crianças, jovens e adultos que participaram do I Passeio Ciclístico “Saúde em Movimento”, organizado pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos.  Entre os ciclistas que percorreram os 9 km de distância que liga a Avenida Arthur Bernardes a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), estavam o reitor da universidade, Luis Passoni; o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães; o diretor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Edilbert Pellegrini e o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.  

 Enquanto os ciclistas participavam do I Passeio Ciclístico Saúde em Movimento, outro grupo de moradores optou por ficar no Via Esporte, onde recebiam orientações médicas sobre vários programas de saúde oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e das Universidades e Faculdades campistas, para celebrar o Dia Mundial da Saúde. O evento contou com o apoio da Guarda Civil  Municipal e da Secretaria de Saúde, que garantiram segurança ao público participante.  

 Para o professor e o reitor do IFF, Jefferson Manhães, que pedalou os 9km, essa integração entre as unidades de ensino e o poder público é muito importante para despertar nas crianças, jovens e adultos o interesse pela prática esportiva e, ao mesmo tempo, receber orientações sobre os benefícios que o esporte pode trazer para a vida das pessoas, incentivando-as a deixar a vida sedentária e contribuindo para uma vida mais saudável.      

 Para o médico e diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Edilbert Pelegrine, o evento deu um start para uma campanha muito importante para a saúde da população. “Esperamos que esse seja mais um passo para criar raízes e que a prática esportiva seja uma atividade na vida das pessoas, pois os benefícios para a saúde são positivos. Essa união com as universidades só vem a somar neste projeto do Via Esporte, que vem sendo palco de várias campanhas de conscientização. Hoje mesmo, estamos aqui com dois grupos de estudantes, de cardiologia e endocrinologia, orientando o público. Realizar esse evento no Dia Mundial da Saúde é muito importante”, concluiu o médico.       

 A fonoaudióloga Ilma Alessandra, que representou a diretora da Uniflu, Inês Ururaí, também participou das ações, onde falou sobre os prejuízos causados à saúde auditiva pelo uso em excesso de fone de ouvido. Participar de um evento dessa magnitude só vem a somar para o trabalho que desenvolvemos”, frisou Ilma. O passeio contou com a disposição do casal de aposentados Aldiceia e Orlando Jorge de Almeida, que frequentam o Via Esporte todo os domingos. Para eles, a prática do esporte é muito bom para melhorar a qualidade de vida, principalmente, deles, que já estão aposentados. Eles também fazem hidroginástica. O casal de aposentado hoje contou com a presença do filho  Anderson Carvalho.

 “É muito bom ver que o Via Esporte está, a cada dia, sendo abraçado por campanhas educativas e de saúde como essas, que têm como principal meta levar informações para o público e incentivar a prática esportiva. O Via Esporte funciona todo domingo entre 7h30min e 13h30min. Um local destinado à família, onde presenciamos crianças e pais pedalando, caminhando ou até mesmo sentados aproveitando o domingo com a família ou amigos,” destacou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos, com adaptações