Cooperação

Friperj tem participação do IFFluminense

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/08/2024 08h15, última modificação 21/08/2024 08h48
Fórum de Reitores tem como objetivo fortalecer suas instituições associadas nas ações de ensino, pesquisa e extensão, visando ao desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio de Janeiro.
Friperj tem participação do IFFluminense

Reitores comemoram a criação do Fórum (Foto: Divulgação/IFF).

Foi realizada na segunda-feira, 19 de agosto, no auditório do Cefet-RJ, a assembleia de oficialização do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj).

O Fórum conta com a participação dos gestores de todas as instituições públicas do Estado Rio de Janeiro - Instituto Federal Fluminense (IFF), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Universidade Federal Rural (UFRRJ), Instituto Federal (IFRJ), Universidade Federal do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Colégio Pedro II, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal (UFRJ), Universidade Federal do Estado do RJ (UniRio) e Universidade Estadual (Uerj). Estiveram presentes no evento os representantes de todas as 10 instituições que compõem o Friperj, representantes da classe política e da sociedade civil.

A mesa diretora do Friperj ficou constituída com o reitor da UFRRJ, Roberto Rodrigues, como presidente; Rafael Almada, do IFRJ, como vice-presidente e Víctor Saraiva, do IFF, como tesoureiro.

Para Victor Saraiva, a constituição do Fórum é um movimento importante que pretende estreitar o relacionamento da sociedade com as instituições de ensino. "Como instituição pública, o IFF irá colaborar com mais eficácia no desenvolvimento do interior do Estado e ampliar seu papel social na sua área de abrangência", destacou.

O objetivo do Fórum é fortalecer as suas instituições associadas nas ações de ensino, pesquisa e extensão, visando ao desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio de Janeiro. Busca-se pensar os caminhos para o futuro do Estado apontando soluções inovadoras e estratégias viáveis para promover o desenvolvimento sustentável e a sua recuperação socioeconômica.