Fundado o Parque Tecnológico do NF

por admin publicado 27/08/2015 18h35, última modificação 31/08/2023 12h47
O Parque Tecnológico do Norte Fluminense foi fundado na noite desta quarta-feira, 26, em solenidade realizada na Universidade Estadual do Norte Fluminense, em Campos-RJ.

O Parque Tecnológico do Norte Fluminense (PTNF) vai promover a integração da academia, por meio de suas pesquisas, com as demandas empresariais e o poder público gerando inovação e desenvolvimento de tecnologia, com foco nas áreas de Engenharias, Agronegócios, Energias e Tecnologia da Informação, além de possibilitar um campo maior de experimentação para estudantes e pesquisadores das instituições envolvidas, bem como a capacitação de mão de obra, diversificação produtiva e oportunidades de negócios.

Com sede provisória na Uenf, o PTNF terá uma infraestrutura constituída por diferentes unidades, uma delas será o Polo de Inovação do IFFluminense, que será sua futura sede tecnológica. Também serão unidades o Colégio Agrícola Antonio Sarlo, o Laboratório de Certificação de Cerâmica e Materiais de Construção da Uenf e a incubadora TEC Campos. A previsão é de que o processo de implantação do Parque seja de dois anos.

“São muitas as pessoas que trabalharam para que este momento acontecesse aqui hoje, uma etapa que começou em 2012 com a formação de um Grupo de Trabalho até a elaboração do projeto que culminou com a assinatura do Protocolo de Intenções, em março deste ano. Definimos o sistema de gestão, a sede provisória, identificamos pelo menos seis empresas que podem fazer parte do Parque. Ou seja, temos todos os elementos para a implantação e operacionalização do PTNF”, destacou Ronaldo Paranhos, eleito presidente do Parque.

Além da solenidade de fundação, também foram realizadas a assembleia de aprovação de estatutos, eleição e posse da diretoria e do conselho fiscal. A Diretoria será composta por: Ronaldo Paranhos (presidente/Uenf), Vicente de Oliveira (vice-presidente/IFFluminense), Etevaldo Pessanha (diretor financeiro/Faetec), Túlio Reis (diretor administrativo/Isecensa) e Fernando Coutinho (diretor tecnológico – Firjan).

“Eu tenho um sonho que não é só meu: de ver este Parque em funcionamento. Mas temos muitos desafios pela frente: gente para atuar e trabalhar, espaço físico para as instalações e recursos humanos e financeiros. Temos que acreditar, porque vai dar certo”, enfatizou Paranhos.

O IFFluminense é um dos signatários do PTNF ao lado de outras dezessete instituições parcerias. “Nós, do IFFluminense, faremos todos os esforços para fomentar e promover o Parque Tecnológico. Cada instituição parceira vem desenvolvendo expertises fundamentais, podemos muito mais juntos. Está em nossas mãos a possibilidade de caminhar de forma mais sustentável visando o desenvolvimento econômico e social da região”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFFluminense, José Augusto Ferreira.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada: 27/08/15)