Conif

Gestores da Rede Federal participam do Congresso Mundial WFCP 2022

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/06/2022 14h00, última modificação 31/08/2023 13h10
Evento está sendo realizado em Donostia/San Sebastián, País Basco na Espanha, de 15 a 17 de junho de 2022.
Gestores da Rede Federal participam do Congresso Mundial WFCP 2022

A Rede Federal e o Instituto Federal Fluminense estarão presentes no Congresso da WFCP 2022, realizado em Donostia/San Sebastián, País Basco na Espanha. Um momento importante de compartilhamento de experiências internacionais da Educação Profissional e Tecnológica. Organizado pelo Centro Basco de Inovação da Educação Profissional e Tecnológica, TKNIKA, o Congresso será realizado de 15 a 17 de junho de 2022  e  contará com palestras de líderes da área e sessões dedicadas a alguns dos temas mais importantes do campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), incluindo o futuro do trabalho, equidade e inclusão, migração e sustentabilidade.

O evento é organizado em torno de painéis, grupos de afinidade, breakout sessions e premiações de melhores práticas. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) terá falas em atividades distintas: em painéis e no grupo de afinidades. Além das atividades do Congresso, o evento é uma oportunidade de ampliar e fortalecer as redes de contato institucionais por meio de reuniões paralelas com representantes de instituições parceiras, articuladas pela assessoria internacional do Conif.

Integrando o grupo de gestores da Rede Federal e representando o Conif e o Instituto Federal Fluminense, o reitor Jefferson Manhães de Azevedo estará diretamente envolvido em três momentos: Grupo de Afinidades sobre Cidadania Internacional, no Painel sobre Visões do Mundo e na Sessão sobre Sustentabilidade. "Este é um momento importante para que a Rede Federal possa se apresentar e compartilhar suas experiências, bem como compreender as tendências e potencialidades de outras experiências educativas ao redor do mundo. Um momento de intensa troca de experiências", contou Jefferson.

O evento

A WFCP é uma rede internacional de associações nacionais e regionais, bem como de colleges e institutos politécnicos individuais. Os membros compartilham estratégias educacionais de ponta e melhores práticas para ampliar a empregabilidade na força de trabalho em países ao redor do mundo. O Conif é membro desde 2015 e ocupa uma cadeira na mesa diretora desde 2016. No início deste ano, foi eleito vice-presidente para as Américas.

Bianualmente, organizam a Conferência Mundial. Nela, profissionais da educação vêm ao Congresso para aprender e divulgar tendências e melhores práticas em educação profissional, técnica e tecnológica. Mais de 700 delegados, de mais de 50 países, dos 6 continentes comparecem ao evento.

Organizada pelo centro basco TKNIKA, o Congresso contará com palestras de líderes da área e sessões dedicadas a alguns dos temas mais importantes do campo da EPT, incluindo: o futuro do trabalho, equidade e inclusão, migração e sustentabilidade.

A programação completa pode ser conferida no site do evento clicando AQUI.