Nova Gestão

Gestores da Reitoria iniciam processo de transição

por Comunicação Social da Reitoria publicado 31/01/2024 16h04, última modificação 31/01/2024 17h22
Equipe de transição já foi instituída e o primeiro encontro será no dia 08 de fevereiro.
Gestores da Reitoria iniciam processo de transição

Victor e Jefferson em reunião do Conif (Foto: Moacir Evangelista/Conif).

O Instituto Federal Fluminense se prepara para receber a nova gestão eleita por sua comunidade para o período 2024-2028, cujos representantes assumirão os cargos em abril, na Reitoria e nos campi. Como parte do processo, os gestores da atual e da futura equipe passarão por uma fase de transição de gestão.

Na Reitoria, a primeira reunião está marcada para quinta-feira, 08 de fevereiro, entre os representantes das duas equipes. O objetivo será definir a metodologia de transição.

A Comissão responsável pelo processo foi instituída pela Portaria N.° 64, publicada nessa terça-feira, 30 de janeiro. Os membros estão divididos pelas seguintes áreas: Gabinete e Assessoramento do Reitor; Ensino; Pesquisa e Extensão; Administração; Políticas Estudantis; Comunicação; Desenvolvimento Institucional; Gestão de Pessoas; Infraestrutura; Relações Institucionais; Tecnologia da Informação e Polo de Inovação.

“A ideia é que a equipe atual, nas suas diferentes áreas, coloque todas as ações que são relevantes, que precisam de uma atenção maior, para não haver nenhum tipo de ruptura, nenhuma descontinuidade de alguma ação institucional. Também vamos destacar as ações que são urgentes, que têm prazo e que a nova equipe precisa estar atenta para dar continuidade, prazos que precisam ser observados para que não haja nenhum tipo de prejuízo para nossa comunidade acadêmica”, explica o reitor, Jefferson Manhães de Azevedo.

A atual gestão, liderada por Jefferson, está à frente da instituição há dois mandatos seguidos, (2016 a 2024), o máximo permitido pelas normativas dos Institutos Federais.

Manhães considera que a fase de transição é um processo que precisa ser, também, pedagógico. “Na perspectiva de mostrar que a instituição precisa sempre ser fortalecida, nós devemos ter um único princípio: fazer com os nossos colegas, os novos gestores, aquilo que nós gostaríamos que fosse feito conosco se tivéssemos nesta situação oposta. Nós temos que nos esforçar para poder dar todo o apoio para que a nova equipe possa continuar conduzindo o nosso Instituto e que ele possa continuar tendo a sua excelência”, destacou, acrescentando que tem a certeza de que será entregue uma instituição muito mais fortalecida “para que a nova equipe gestora possa liderar um novo ciclo exitoso em nosso Instituto, contribuindo não só com o nosso território, mas com toda a Rede Federal”.

Conif: A convite de Jefferson, o professor Victor Saraiva, reitor eleito do IFF, participou com ele da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília, nessa terça-feira, 30 de janeiro, quando foi eleita a nova diretoria do Conselho.