Planejamento Institucional

Gestores da Reitoria participam do III Ciclo de Gestão do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/09/2020 15h36, última modificação 31/08/2023 13h00
Encontro teve a finalidade de discutir as políticas e objetivos e revisar as iniciativas estratégicas do PDI 2018-2022.
Gestores da Reitoria participam do III Ciclo de Gestão do IFF

Evento reuniu o reitor, pró-reitores e diretores sistêmicos da instituição (Arte: Bruno Leite)

“Planejamento Institucional – da estratégia à prática” foi o tema do III Ciclo de Gestão do Instituto Federal Fluminense (CGIFF), realizado nos dias 26 e 31 de agosto. O encontro online reuniu o reitor, pró-reitores e diretores sistêmicos da instituição com o objetivo de discutir as estratégias e principais conceitos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a fim de qualificar o planejamento das ações de forma integrada.

A programação do III CGIFF teve início no dia 26 de agosto, com as palestras “Planejamento Institucional – da estratégia à prática”, ministrada pelo professor Luciano Toledo, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e “O que propõe o nosso Projeto Político-Pedagógico Institucional?”, ministrada pelo professor Rafael Santana, do Campus Itaperuna. A diretora de Planejamento Estratégico do IFFluminense, Alline Morais, falou sobre as propostas do Plano Estratégico do Instituto.

O último dia do evento foi dedicado à discussão das políticas, objetivos e à revisão das iniciativas estratégicas publicadas no PDI 2018-2022, para definição das principais ações e atividades que devem ser trabalhadas para o próximo ano.

Alline destacou a importância dos gestores se apropriarem dos conceitos relacionados ao planejamento, mas, também, vislumbrarem como isso se dá na prática. “Compete à Reitoria a responsabilidade pela gestão estratégica. A gente precisa materializar toda essa teoria para as nossas ações práticas, pensando isso na forma de projetos, programas e ações”, ressaltou a diretora, acrescentando que é preciso dar clareza às propostas dos caminhos que serão tomados para que o Instituto alcance os objetivos estratégicos estabelecidos no PDI.

O reitor Jefferson Manhães destacou que o encontro foi produtivo e importante para os gestores repensarem as suas ações. “É uma exigência parar, reorganizar os nossos entendimentos, consensos, dissensos e ajustar a nossa caminhada. É importante essa dedicação para que possamos ter uma ação de gestão para o planejamento, que não quer dizer antecipar o futuro, mas desenhar cenários e possibilidades para que possamos nos preparar melhor para o futuro. É fundamental nos organizarmos para alcançar os nossos objetivos”, finalizou o reitor.