Solenidades

Gestores da Setec encerram agenda de visitas ao IFF em São João da Barra e no Polo de Inovação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/02/2022 09h00, última modificação 31/08/2023 13h08
Na ocasião, os dirigentes participaram das solenidades de inauguração do Ambulatório do Campus Campos Guarus e da Sala Limpa no Polo de Inovação Campos dos Goytacazes.
Kedson Lima e Fábio de Medeiros visitaram diversas unidades do IFF

Os gestores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação encerraram a agenda de visitas às unidades do Instituto Federal Fluminense, na última terça-feira, 23 de fevereiro. A comitiva, que contou com o secretário substituto de Educação Profissional e Tecnológica, Kedson Raul de Souza Lima, o gerente de projetos da Setec, Fábio de Medeiros Souza, o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, entre outros gestores do Instituto, percorreu diversos campi do IFF, além de participarem das solenidades de inauguração do Ambulatório do Campus Campos Guarus e da Sala Limpa no Polo de Inovação Campos dos Goytacazes.

"Tenho absoluta certeza de que pudemos apresentar um pouco do nosso Instituto, que muito contribuirá na formulação das ações nacionais para o fortalecimento de nossa Rede, assim como permitirá um olhar mais criterioso às demandas de nossa instituição", disse o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo.

Campus Avançado São João da Barra

Em São João da Barra, além da comitiva, participaram da visita gestores e servidores do campus, o secretário municipal de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcelino Souza, a representante da área de recursos humanos do Porto do Açu, Wanessa Mello, e o representante da área de recursos humanos da GNA, Neiber Leite.

"Um dos maiores complexos industriais do país em um município com tamanha carência de oportunidades de capacitação dos trabalhadores faz com que o IFF ocupe uma posição estratégica para transformar o crescimento econômico em desenvolvimento regional. Com a visita da Setec, pudemos apresentar nossas ações educativas e projetos desenvolvidos, além de mostrar um horizonte de demandas regionais que tornam a alteração para a tipologia 40/26 uma mudança necessária para possibilitar a expansão do quadro de servidores e consequente oferta de mais oportunidades de capacitação para a população de toda a região de abrangência do campus", disse o diretor do Campus Avançado de São João da Barra, Paulo Vidal.

Polo de Inovação

No Polo de Inovação, os visitantes conheceram alguns projetos que estão sendo desenvolvidos, com apresentação de pitches feitos pelos desenvolvedores. Além disso, foi inaugurada a Sala Limpa, que apoiará pesquisas em diferentes áreas, representando um marco para a pesquisa tecnológica e para o interior do Estado do Rio de Janeiro. Além da comitiva, participaram da solenidade, o Diretor do Polo, Henrique da Hora, gestores e servidores da unidade, o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes, Marcelo Feres, e os Deputados Federais Paulo Ganime e Felício Laterça, que destinaram recursos de emendas parlamentares para a unidade.

"Esses atos de inauguração são importantes marcos na história do nosso IFF, e aproveitamos o momento para agradecer às autoridades, tanto do MEC quanto os deputados federais, pelos constantes investimentos em Inovação. Eles puderam conhecer as ações do Polo pelos coordenadores e alunos envolvidos nos projetos, sejam EMBRAPII, sejam institucionais, e degustar alguns resultados dos relacionamentos do IFF com a Inovação, como a Sana Kombucha, o café premiado de Bom Jesus do Itabapoana, e uma formulação inicial do refrigerante de cana de açúcar. A Inovação é importante para as empresas tanto quanto é importante para os alunos, pois atuar em um projeto com relacionamento industrial oportuniza momentos de grande formação para nossos estudantes, e isso foi mostrado para nossos visitantes.", contou o diretor do Polo, Henrique da Hora.

"Retorno desta visita ao IFF com um sentimento de grande alegria, de felicidade. Meus agradecimentos ao reitor e a sua equipe por todo o esforço empreendido para nos propiciar este momento de tão forte e sólido aprendizado. Cada nova visita a um IF reanima em mim a certeza de que a criação de um Brasil melhor, mais justo, mais igualitário tem na Rede Federal um caminho necessário. Parabéns pelo trabalho realizado por vocês, e contem comigo na defesa desta agenda", disse o gerente de projetos  da Setec, Fábio de Medeiros Souza.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!