Confict e Conpg

Gestores da Uenf, IFF e UFF destacam a importância do conhecimento para o futuro da humanidade

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/06/2023 17h34, última modificação 31/08/2023 13h17
Abertura oficial dos congressos de iniciação científica e pós-graduação foi realizada nesta terça-feira, dia 27 de junho, na Uenf.

Jefferson Manhães, Rosana Rodrigues e Ana Maria Almeida (Fotos: Tiago Quintes)

O XV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e o VIII Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg) foram abertos oficialmente nesta terça-feira, dia 27 de junho, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ, com a presença dos representantes das três instituições organizadoras: Rosana Rodrigues, vice-reitora da Uenf; Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do IFF; e Ana Maria Almeida, diretora do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF em Campos.

Durante a abertura do evento, que este ano tem como tema “Construindo a Universidade do Futuro!”, os gestores destacaram o papel da educação e da Ciência para a criação de oportunidades, desenvolvimento da sociedade e para a construção de um futuro melhor para todos.

“A educação é o instrumento mais potente e importante de mobilidade social”, afirmou a diretora da UFF-Campos, Ana Maria, acrescentando que as três instituições públicas, de qualidade e inclusivas “tem buscado garantir o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão e, há algumas décadas, de forma conjunta, vem contribuindo decisivamente para levar mais oportunidades de inserção, tanto na iniciação científica quanto na pós-graduação”.

O reitor do IFF ressaltou que a “universidade do futuro tem que ser uma universidade que incomoda, porque se não incomodar, nós nos acomodamos", disse Jefferson, pontuando que as universidades estão em um território onde parte da população vive em situação de vulnerabilidade social. "Mas é nesta potência que aqui está, é pensando no conhecimento e no engajamento da juventude que a gente vai construir um futuro melhor para todas as pessoas e não só para alguns”, destacou.

"A Ciência por si só não é suficiente; é fundamental que nós sejamos capazes de traduzir o conhecimento científico em ações concretas". Rosana Rodrigues

Rosana defendeu o investimento na educação, na Ciência, e a oferta de bolsas de iniciação científica e de outras modalidades para estimular e reconhecer o papel importante dos jovens na solução de problemas locais e globais, em parceria com seus orientadores. “Sem investimento na educação e na Ciência não há futuro possível”, pontuou a vice-reitora, agradecendo aos bolsistas e orientadores presentes.

“É a Ciência que nos permite compreender o mundo que nos cerca, revelando as suas complexidades, as suas maravilhas e as suas oportunidades, e é somente pela Ciência que nós vamos construir uma sociedade mais próspera, mais saudável e mais sustentável. A Ciência por si só não é suficiente; é fundamental que nós sejamos capazes de traduzir o conhecimento científico em ações concretas. Devemos transformar as nossas descobertas em políticas públicas, em tecnologias aplicáveis, em inovação, em benefícios tangíveis para a humanidade”, finalizou Rosana.

A programação do XV Confict e VIII Conpg, que conta com mais de 2.800 inscritos, prossegue até a próxima sexta-feira, dia 30 de junho, no Centro de Convenções da Uenf. O evento terá palestras, apresentações culturais, mesas-redondas e apresentação de pesquisas nas sessões orais e de banners, que reúnem 1.326 trabalhos científicos.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!