Gestores do IFF participam de Capacitação em Formação de Lideranças

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/03/2022 16h44, última modificação 31/08/2023 13h08
Curso, que visa a contribuir para o desenvolvimento de competências de lideranças, é ministrado pela Steinbeis-Sibe do Brasil.
Gestores do IFF participam de Capacitação em Formação de Lideranças

Gestores acompanham curso por webconferência, na Reitoria do IFF (Foto: Mayhara Barcellos/IFF)

Reitor, pró-reitores, diretores gerais e sistêmicos do IFFluminense participaram da Capacitação em Formação de Lideranças, coordenada pela Escola de Formação. O curso faz parte do Programa de Formação para Gestores do IFF e teve o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências de lideranças, além de promover uma discussão sobre a importância do desenvolvimento pessoal, com vistas ao alinhamento do comportamento gerencial das lideranças, com foco nos resultados institucionais.

Ministrada de forma online pelo diretor de Desenvolvimento e Inovação da Steinbeis-Sibe do Brasil, Fábio Zimmermann, a capacitação, realizada nos dias 08, 14 e 17 de março, com carga horária de 12h, foi dividida em três módulos: Avaliação do Perfil Comportamental; Estilos de Liderança e Resultados Institucionais; e Liderança em um Mundo 4.0.

Um grupo de gestores acompanhou a webconferência em conjunto, na Reitoria, enquanto os demais participaram individualmente, de forma remota, seguindo os protocolos de biossegurança, em virtude da Covid-19.

Para o diretor-geral do Campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende, a capacitação é fundamental para o desempenho das ações e a temática da liderança é urgente, pois há uma grande dúvida sobre o que é ser líder.

“Liderança é possível de se construir, não é algo nato como muitos pensam, então é um curso que eu vejo como uma oportunidade, acredito que deveria ser até ampliado para todos os servidores, que também precisam conhecer a temática da liderança, porque nós estamos numa instituição pública, de gestão democrática, que é um estilo de liderança e de muita complexidade, e quem se propõe e pretende ser gestor tem que compreender esses aspectos; e mesmo àqueles que não estão no cargo de gestão precisam conhecer esses aspectos para saber lidar com o gestor, trazendo sempre uma perspectiva de contribuição para o desenvolvimento de nossas ações de ensino, pesquisa e extensão”, afirma Arthur.

"O curso foi muito produtivo e proveitoso para que a gente consiga avaliar, não onde está errando, mas onde precisamos nos desenvolver para entregar um desempenho e resultados ainda melhores para o Instituto", Alline Morais.

A diretora de Desenvolvimento Institucional do IFF, Alline Morais, destaca a relevância do curso para a melhoria do desempenho e fortalecimento da atuação dos gestores. "Muitos gestores assumem funções pelo seu conhecimento técnico e capacidade de aplicar esse conhecimento, mas não têm uma preparação antes de assumir cargos e funções de gestão para que tenham todas as habilidades que esse cargo demanda. E são posições muito complexas, que exigem da gente gerenciar pessoas, lidar com situações de conflito, entregar resultados", pontua Alline, acrescentando que "o curso foi muito produtivo e proveitoso para que a gente consiga avaliar, não onde está errando, mas onde precisamos nos desenvolver para entregar um desempenho e resultados ainda melhores para o Instituto e para todas as pessoas, pois é um cargo de confiança. As pessoas confiam naquele trabalho e naquela liderança", ressalta a gestora.

Sobre a Steinbeis-Sibe do Brasil - a empresa integra uma rede internacional e tem como propósito a criação de valor para pessoas e organizações por meio de soluções inovadoras e do desenvolvimento de competências.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!