Formação Continuada

Gestores participam de palestra sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 10/05/2017 15h26, última modificação 31/08/2023 12h40
A palestra, conduzida pelo deputado federal Sibá Machado, fez parte do III módulo do Programa de Formação de Gestores do IFF.
Gestores participam de palestra sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

Deputado Federal Sibá Machado fala sobre o Código Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação

Pró-reitores, diretores-gerais e diretores/coordenadores de Pesquisa e Extensão do Instituto participaram, na segunda-feira, dia 08 de maio, do III Módulo do Programa de Formação de Gestores, coordenado pela Diretoria da Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-estar do Servidor, ligada à Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas.

Com o tema “Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e a Tríplice Hélice: O Código Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação do Brasil”, o módulo foi conduzido pelo deputado federal Sebastião Sibá Machado de Oliveira (PT-AC), condutor da aprovação da Lei N.º 13.243/2016 no Congresso, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação.

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães, ressaltou que, após a realização de módulos sobre questões ligadas ao cotidiano da gestão, o Programa de Formação de Gestores passa para uma segunda etapa.

Essa é uma instituição que tem uma missão muito clara de transformar a vida das pessoas; para isso nós precisamos estar sintonizados com as demandas sociais e entender que precisamos formar um profissional com competência e longevidade no mundo do trabalho, e a inovação tecnológica é um elemento que não é só estratégico para a formação de jovens comprometidos em pensar e colocar suas ideias para um Brasil melhor para todos, é uma questão estratégica de nação, nós temos que ter hoje um país que possa usar o conhecimento para construir serviços que possam fazer diferença na sociedade”, afirmou.

O deputado federal Sibá Machado destacou a importância da realização de eventos desta natureza, com a participação de gestores ligados à pesquisa. “Em primeiro lugar, para que o pesquisador possa ter um conhecimento cada vez mais abrangente do conteúdo da Lei N.º 13.243/2016, e segundo, para que ele possa usufruir, porque nós temos a lei, mas ainda temos muitas dúvidas. Nestes esclarecimentos nós precisamos envolver os verdadeiros atores – as empresas, as instituições que promovem as pesquisas e os organismos fiscalizadores dos recursos públicos. Eventos como este nos ajudam a consolidar a aplicação desta lei, que é uma conquista de toda a ciência”, declarou o deputado.

Após palestra para os gestores, Sibá Machado cumpriu agenda na parte da tarde, com visita ao Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do IFFluminense, onde também assistiu a uma apresentação da Fundação Pró-IFF.