Gestores se reúnem com o prefeito do município de Cordeiro

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/04/2017 14h29, última modificação 31/08/2023 12h40
Na pauta, a consolidação da Unidade de Formação de Cordeiro como um campus Avançado do Instituto Federal Fluminense.
GESTORES SE REÚNEM COM O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CORDEIRO

O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson de Azevedo, se reuniu nesta quarta-feira, dia 12 de abril, com o prefeito de Cordeiro, Luciano Ramos, e a vice-prefeita, Maria Helena Coelho, na Unidade de Formação do Instituto, localizado no município. Também participaram do encontro, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFF, José Luiz Boynard, o diretor de Relações Institucionais, Fernando Ferrara, o  diretor de Implantação da Unidade de Cordeiro, Rubens Zanon, o diretor-geral do Campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende, além de representantes da Emater e assessores parlamentares de deputados da região.

Na ocasião, foram apresentadas duas possibilidades de seção de áreas para a reforma e construção da unidade. "A condição fundamental para que o IFF se estabeleça em Cordeiro tem a ver com a propriedade do imóvel. O espaço que hoje é de domínio do Estado, deve ser compartilhado com a União", explicou Boynard, responsável pela apresentação dos projetos.

O prefeito do município se colocou à disposição e reiterou as parcerias já existentes. "É nosso desejo e de toda população trazer o IFF em definitivo para a cidade. Vamos trabalhar em conjunto com o Estado para consolidar essa unidade de Cordeiro", disse o prefeito de Cordeiro, Luciano Ramos.

De acordo com o reitor do IFF, a Rede Federal conta hoje com 640 unidades implantadas em pouco mais de 500 municípios e, estar entre esses 500 municípios, num universo de mais de 5 mil é, sem dúvida, um grande privilégio que potencializa toda região e, principalmente, uma riqueza para os jovens que buscam uma qualificação pública, gratuita e de qualidade. "Esta unidade de Cordeiro é a nossa única ação que ainda não teve o reconhecimento do Governo Federal. O município está no limiar das regiões que são de responsabilidade do IFF mas, para isso acontecer, precisamos estar seguros de que essa é a vontade do município e de seus dirigentes de consolidar o Campus Avançado de Cordeiro, porque não é fácil manter uma escola, precisamos ter todas as seguranças do poder público municipal e o domínio da área ocupada pela unidade", explicou o Reitor.

A Unidade de Formação de Cordeiro iniciou suas atividades em fevereiro de 2015. Vinculada ao Campus Santo Antônio de Pádua, a Unidade oferece atualmente o Curso Técnico Concomitante em Mecânica, no período noturno. A Prefeitura cedeu o espaço e adquiriu o maquinário necessário para as aulas e o IFF, por meio do Campus Santo Antônio de Pádua, está responsável pelas atividades pedagógicas.