GT inicia discussão sobre novo Portal

por admin publicado 14/03/2014 18h45, última modificação 31/08/2023 12h45
Novo Portal do Instituto Federal Fluminense será elaborado e construído por servidores da instituição. Projeto faz parte da elaboração da Política de Comunicação do IFF.

Um grupo de trabalho formado por representantes da Diretoria de Avaliação Institucional, Gestão e Tecnologia da Informação e Comunicação iniciou o processo de discussão sobre um novo Portal do IFFluminense na quarta-feira, 12 de março de 2014.

A atual página do Instituto, criada há cinco anos, necessita de reformulação visto que nos últimos anos a instituição cresceu e ampliou sua área de atuação, o que gerou novas necessidades de comunicação e divulgação de informações junto aos seus públicos interno e externo.

O trabalho de construção de um novo portal é complexo e exige diversas etapas, a primeira delas, é o levantamento de demandas. Identificar junto à comunidade os pontos fortes e fracos da página atual e sugestões de melhorias. Conceitos como usabilidade, acessibilidade e hierarquização de conteúdo serão trabalhados e refletidos durante o processo de construção do novo portal institucional.

Um calendário foi definido para a elaboração do questionário de levantamento de demandas e a previsão é de que a pesquisa seja realizada no mês de maio.

Integram o grupo o coordenador de Imagem Institucional, Luiz Claudio Gomes; os programadores visuais, Bernardo Tostes (campus Cabo Frio) e Carlos Henrique Morellato (Educação a Distância), ambos com experiência em construção de páginas web; o diretor de Gestão e Tecnologia da Informação, Ronaldo Amaral; a diretora de Avaliação Institucional, Simone Vasconcelos; e os jornalistas, Ferdinanda Maia, diretora de Comunicação e Antonio Fernando Nunes (campus Campos-Centro).

Política de Comunicação: A reformulação do Portal do IFFluminense faz parte de um projeto maior, que envolve a elaboração da Política de Comunicação do Instituto, documento que será construído, ainda neste ano, com a participação de toda a comunidade, visando a unidade das ações e eficiência nos processos comunicacionais junto aos diversos públicos da instituição.