Soluções inovadoras

HackIFF divulga ideias vencedoras da maratona de inovação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/09/2022 11h57, última modificação 31/08/2023 13h12
Primeiro Hackathon do IFF envolveu alunos e participantes de todo Brasil.
HackIFF divulga ideias vencedoras da maratona de inovação

Evento promoveu a criatividade e inovação de estudantes do IFF e de todo o Brasil (Foto: Panic Lobster).

A sustentabilidade e a tecnologia nortearam o trabalho das 55 equipes que participaram do HackIFF, o primeiro hackathon do Instituto Federal Fluminense (IFF). A maratona de inovação buscou soluções para ajudar a potencializar o desenvolvimento econômico e sustentável das regiões que possuem campi do IFF, levando mais ciência, tecnologia e inovação para os alunos e a comunidade.

Com mais de 600 participantes inscritos, o evento online reuniu nos dias 19, 20 e 21 de agosto, alunos do IFF, universitários, professores e profissionais do mercado de 17 estados do Brasil. Em uma plataforma em rede, eles criaram, durante 48 horas, soluções inovadoras para desafios reais de empresas do interior do Rio de Janeiro.

O resultado foram soluções necessárias, práticas e possíveis de serem implementadas, como a caneta 3D que utiliza plástico reciclado no refil, uma nova destinação para a borra de café que passa a ser transformada em copos e pratos, e até mesmo um aplicativo de gerenciamento com geolocalização.

»BANCO DE SOLUÇÕES: Clique aqui para ver as soluções desenvolvidas

O HackIFF incentivou os participantes a pensar como empreendedores. Durante a maratona, as equipes foram conduzidas por uma metodologia de sprint de startup, onde puderam desenvolver habilidades que potencializam a criatividade, a capacidade de resolução de problemas, a liderança, a comunicação e o raciocínio lógico para se tornarem agentes de mudança e transformação.

A maratona realizada pelo Instituto Federal Fluminense teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Sebrae Fluminense, e contou com empresas parceiras que propuseram os desafios e ofereceram as premiações para as equipes. Nesta edição os desafios foram apresentados pelo Sicoob, Porto do Açu, Águas do Paraíba, Saluber, Blitzar e Full Beard Coffee. O evento teve a operação da Panic Lobster, startup especializada na gestão de eventos de inovação e hackathons.

E se você perdeu, fique ligado! Em 2023, vem aí a segunda edição do HackIFF!

SOLUÇÕES PREMIADAS

Desafio 1: Destino para a borra de café I Empresa: Full Beard Coffee
1º lugar: Selo BioCoffee I 2º lugar: EcoCoffeers, "Reciclando Cafés"

Desafio 2: Formas de aproveitar PET reciclado I Empresa: Blitzar
1º lugar: Kit 3D Ecopen I 2º lugar: Compact.pet

Desafio 3: Criação de eco-bueiros sustentáveis I Empresa: Águas do Paraíba

1º lugar: Detect Borgs I 2º lugar: HackBueiro

Desafio 4: Estratégia de marketing para atrair clientes I Empresa: Saluber

1º lugar: Gaming Leads I 2º lugar: Voz Ativa

Desafio 5: Estratégia de relacionamento com fornecedores I Empresa: Porto do Açu

1º lugar: Projeto Atalaia I 2º lugar: Fornecedores PdA

Desafio 6: para gerenciar demandas de clientes I Empresa: Águas do Paraíba

1º lugar: GO tech I 2º lugar: Melissa

Desafio 7: Relação com o Meio Ambiente I Empresa: Sicoob

Vencedora: Empresa Júnior Catena da UFRJ

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!