Notícias

Homenagens marcam a inauguração do Centro de Referência José Luiz Sanguedo Boynard

por admin publicado 21/08/2023 17h25, última modificação 27/10/2023 20h47
Na parte da tarde, foi realizada a cerimônia de descerramento oficial da placa do Centro Administrativo Nilo Peçanha, como passa a se chamar a sede da Reitoria.
Inauguracao_cref_01

 O Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação do Instituto Federal Fluminense (IFF) está funcionando em nova casa, inaugurada na sexta-feira, 18 de agosto de 2023.

 O evento foi marcado por homenagens e emoções, já que o local recebeu o nome de Centro de Referência José Luiz Sanguedo Boynard em homenagem ao servidor falecido em 2020. 

 Filhos, companheira e outros familiares compareceram à cerimônia. Muito emocionada, a companheira do servidor, Geovania, recebeu flores das mãos da diretora da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas, Tais Castro. O irmão do servidor, Carlos Augusto Sanguedo Boynard, também da casa, fez um discurso representando todos os familiares. 

 “Zé era uma pessoa extremamente determinada, apaixonada por esta escola onde iniciou seus estudos, desde do ginasial; e a gente fica muito feliz por estar aqui hoje, e tenho certeza de que onde ele está também está muito feliz”, disse.

 A nova sede do Centro de Referência está localizada na Avenida Arthur Bernardes, em Campos, e conta com uma área total construída de 337,21 metros quadrados. No local, estão funcionando as diretorias do Centro de Referência e a de Comunicação da Reitoria. 

 O espaço será destinado para o desenvolvimento de ações relacionadas à educação profissional e tecnológica, conforme explicou em seu discurso, Breno Fabrício Terra Azevedo, diretor do Centro de Referência.

 “A gente está aqui para auxiliar nas ações que envolvem a educação a distância do Instituto, a formação continuada dos docentes, a utilização de tecnologias educacionais e outras questões”, destacou. 

 Marcaram presença na inauguração servidores, gestores e alunos do IFF, além de representantes do poder público e de outras instituições, que foram animados pela apresentação musical dos servidores Elizabeth Cantarino e Julio Marques. O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, foi representado pelo secretário municipal de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, que também é servidor do IFF. 

 “Que esta instituição possa ser luz na transformação de muitas vidas que por aqui irão passar. Que este Centro de Referência possa alcançar distâncias que muitas vezes pessoas que querem estudar não conseguem vencer fisicamente, ou por impedimento financeiro, ou físico”, disse. 

 O ex-reitor do IFF, professor Luiz Augusto Caldas, também foi convidado para a cerimônia e destacou em seu discurso o futuro da unidade. “Às vezes, as pessoas perguntam ´o que se faz neste espaço?’. Eu diria que é um espaço de possibilidades, de utopias, em sua definição daquilo que se afasta, mas que não nos faz desistir, que é continuar lutando sempre para a gente transformar esta sociedade”, declarou. 

 “Esta unidade é um dos vetores de futuro desta instituição, mas não para nos fazer distantes, pelo contrário, para nos aproximar daqueles que não conseguimos afetar na perspectiva do afeto e de tocar com a Educação Profissional e Tecnológica. Também para dinamizar a educação que fazemos nos currículos presenciais porque esta juventude exige da gente se tornar uma escola mais atrativa, com novas experiências, que não são só tecnológicas. Por isso que aqui não é só tecnologia, são experiências de comunicação, de informação para fazer uma educação diferente”, destacou o reitor Jefferson Manhães de Azevedo em sua fala. 

 Além da cerimônia de inauguração e descerramento da placa oficial do Centro de referência José Luiz Sanguedo Boynard, o reitor do IFF, ao lado de servidores, gestores e alunos, também fez a cerimônia de descerramento oficial da placa do Centro Administrativo Nilo Peçanha, como agora passa a se chamar a sede da Reitoria do IFF, em Guarus.