Congresso

I Conpisud reúne instituições da Rede Federal de Educação do Sudeste

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/05/2018 15h30, última modificação 10/10/2023 12h47
O I Congresso de Pesquisa e Inovação do Sudeste foi sediado pelo IFFluminense.
I Conpisud reúne instituições da Rede Federal de Educação do Sudeste

O Instituto Federal Fluminense (IFF) organizou o I Congresso de Pesquisa e Inovação do Sudeste (Conpisud), que ocorreu de 08 a 10 de maio de 2018, no  Sesc Mineiro de Grussaí, no município de São João da Barra - RJ. O evento contou com a participação de pró-reitores e servidores ligados à área, empresários e estudantes das instituições da Rede Federal da região Sudeste.

No último dia do congresso, houve a reunião dos pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação dos Institutos Federais presentes, além da apresentação de propostas de cooperação entre as instituições e a premiação dos melhores trabalhos nas modalidades painel e oral.

Carlos Eduardo Beda, aluno do Curso Técnico em Química do Campus São Gonçalo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e premiado na modalidade oral com o trabalho “Diversidade Sexual: Estudo Comparativo com Jovens Estudantes das Redes Públicas Estadual e Federal”, comenta que “a participação no Conpisud é fundamental não só para discutir as questões ligadas à diversidade, que são muito importantes para nossa sociedade, mas também pela integração dos institutos e para podermos mostrar a força que tem a Pesquisa, ainda mais em dias em que a educação está sendo posta à prova em vários debates, além da importância para a formação de seres políticos nessa jornada”.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Carlos Antônio Alvarenga, afirma que “o evento já está posto e criado, agora temos que fazê-lo crescer a cada ano. A interação entre os institutos é muito importante, porque é o momento de troca de experiências entre os alunos bolsistas e entre os membros gestores”.

Carlos Antônio acrescenta que “para o ano que vem já está definido que o Conpisud ocorrerá em Uberaba. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a região e com certeza serão muito bem recebidos”.

Vicente de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense, avalia a iniciativa: “o evento foi fantástico, atingiu plenamente nossos objetivos. Seis instituições do Sudeste estiveram presentes e conseguimos concluir o que foi traçado com as palestras, apresentações de trabalhos e o principal, que é a união dos institutos presentes”, finaliza.

As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Sudeste do Brasil promovem o Conpisud com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Veja as fotos do terceiro dia AQUI.