Notícias
Empoderamento
I Encontro Mulheres Mil do IFF reúne equipe de trabalho e alunas
(Foto: Divulgação/IFF)
O Instituto Federal Fluminense realizou o I Encontro Mulheres Mil, na última quarta-feira, 15 de outubro de 2025, no Centro de Convenções da Uenf durante a XVII Mostra de Extensão Uenf-UFF-IFF e IX UFRRJ. O evento foi realizado das 10h às 16h e contou com palestras, entrevistas e uma roda de conversa a respeito do tema da Mostra de Extensão: o Planeta Água.
A abertura do evento foi apresentada por Thaís Almeida e por Alessandra Rocha, coordenadoras do programa Mulheres Mil no Instituto. Elas fizeram uma exposição a respeito da trajetória do programa desde o início em 2011. Entre as conquistas do Mulheres Mil, as coordenadores destacaram a alta taxa de concluintes nos cursos ofertados, que ultrapassa os 82%. "O programa tem o objetivo de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social para que elas possam se reinserir no mercado de trabalho e/ou na vida acadêmica", disse Alessandra.
Na sequência, a professora Aline Pires, diretora do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação do IFF, foi chamada ao palco para apresentar uma palestra a respeito da inclusão feminina no campo da tecnologia e do empreendedorismo digital. Durante a palestra, a professora fez uma exposição do seu projeto de pesquisa, Meninas Digitais, que visa uma maior inclusão de meninas e mulheres nas áreas da ciência, da tecnologia e da computação.
Houve também a apresentação do projeto Lidera e Empodera, pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão do IFF, Simone Vasconcelos, que tem o objetivo de promover a inserção feminina em posições de liderança dentro do campo do empreendedorismo digital.
Na área da saúde, as fisioterapeutas Karla Neves e Roberta Malafaia apresentaram uma palestra sobre bem-estar físico, dando conselhos profissionais e respondendo dúvidas. Por meio de uma entrevista gravada, a Dra. Milena Henriques, mastologista e ginecologista, falou sobre a prevenção e o tratamento de câncer de mama.
Já na segunda metade do evento, Josiane Morumbi, subsecretária de Políticas para Mulheres da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, e a Dra. Mariana Lontra, presidente da 12ª Subseção da OAB, iniciaram uma mesa sobre os direitos das mulheres, onde foram abordadas questões sobre leis, proteção e justiça. O encontro terminou com a apresentação cultural "Mulher pra quê?", de Raquel Fernandes, coordenadora do Curso de Teatro do IFF Campos Centro.
Quando questionada a respeito das expectativas em torno do evento, Alessandra Rocha respondeu: "Nós organizamos o I Encontro Mulheres Mil do IFF para conseguir reunir a equipe de trabalho e conhecer as mulheres que são atendidas pelo programa, suas realidades e suas perspectivas a respeito de suas experiências com o programa".