Inglês

Idiomas sem Fronteiras tem novidades para servidores e alunos do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/12/2018 16h50, última modificação 31/08/2023 12h52
Curso de inglês online aberto a servidores e estudantes de cursos superiores, vai passar a ser ofertado também para alunos de nível médio.
Encontro Nacional ISF

Edméa (canto à direita) com coordenadores locais de outras instituições. Programa será ampliado no IFF.

Coordenadores gerais e pedagógicos do Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) de 141 instituições de ensino superior do Brasil, entre elas, o Instituto Federal Fluminense (IFF), se reuniram durante o XIV Encontro dos Coordenadores do Programa, realizado de 21 a 23 de novembro de 2018, na Universidade de São Paulo, com o objetivo de consolidar suas atividades.

A equipe gestora do programa federal conduziu debates e ações de planejamento, tendo por objetivo o desenvolvimento da política linguística e sua relação com a internacionalização. Foram discutidos os relatórios do ano 2018 e ações previstas para o ano de 2019.

Presente no evento, a coordenadora do IsF no IFF, professora Edméa Dias, conta que o Instituto foi credenciado para mais quatro anos enquanto participante do Idiomas sem Fronteiras, de forma a oferecer para seus servidores e estudantes as seguintes atividades: o curso de inglês My English Online e a aplicação dos exames internacionais de proficiência Toefl (ensino superior) e Toeic (ensino médio). “A novidade é que agora o My English Online também está aberto aos estudantes do ensino médio”, conta Edméa. O IFF é credenciado desde 2014 no programa e já aplicou o teste Toefl para 1048 candidatos; desde 2016 aplica o Toeic que já recebeu 1857 inscrições.

O cronograma de aplicação dos testes de proficiência para 2019 ainda será divulgado; já as inscrições para o My English Online estão abertas. O curso é totalmente online e baseado na ferramenta para ensino de idiomas MyELT, que oferece um pacote completo de atividades interativas para aprender inglês em qualquer horário e em qualquer lugar. No My English Online, o estudante tem acesso a livros interativos, leituras graduadas (National Geographic), vídeos, e-books e exercícios de gramática com correção imediata, além de dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento.

“É um curso totalmente a distância e que trabalha todas as habilidades, com orientação de cronograma para que o aluno possa se organizar em seus estudos”, explica Edméa, destacando que a organização do tempo é importante para o sucesso da aprendizagem a distância e, este auxílio, o aluno recebe por meio da plataforma.

Ela também explica que o curso é dividido em cinco níveis de aprendizado. “Os quatro primeiros têm certificado de conclusão, o que para o servidor é bom por conta da formação continuada”, diz. “Já o quinto nível é preparatório para o Toefl”, complementa. Como os interessados fazem teste de nivelamento ao se inscreverem, o aluno já é direcionado para a etapa que corresponde aos seus conhecimentos, não perdendo tempo em repetir aquilo que já aprendeu.

Para acessar o curso e fazer a inscrição, é preciso entrar no endereço http://isfaluno.mec.gov.br/index/solicitar-acesso , clicar em primeiro acesso e fazer o cadastro. Em seguida, o estudante receberá em seu e-mail um login e senha para acessar ao curso. Ao iniciá-lo, o aluno será convidado a fazer um teste de nivelamento (cerca de 40 minutos) para verificar qual o seu nível. Para conhecer melhor o plano de ensino do curso, acesse https://myenglishonline.com.br/saiba-mais/niveis.

Estudantes e servidores do IFF que tiverem dúvidas, podem entrar em contato com a coordenação local pelo e-mail iff@programaisf.pro.br.