Notícias

Economia 4.0

IFF abre chamada para seleção de projetos voltados ao empreendedorismo inovador

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/08/2020 15h17, última modificação 31/08/2023 12h59
Servidores podem submeter propostas até o dia 14 de agosto. Serão selecionados até nove projetos para participação em edital nacional.
IFF abre chamada para seleção de projetos voltados ao empreendedorismo inovador

 O Instituto Federal Fluminense divulgou chamada interna para seleção de projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador, associados ao ensino, pesquisa e extensão na Indústria 4.0.

 Servidores do IFF poderão submeter propostas até o dia 14 de agosto de 2020, pelo e-mail dii.propei@iff.edu.br, conforme as orientações disponíveis no item 5 do Edital N.° 10/2020.

 Para participar da seleção é necessário que o servidor cumpra os seguintes requisitos: seja profissional de nível superior; dedique pelo menos 12 horas semanais ao projeto; e possua, no mínimo, dois anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

 Serão selecionados até nove projetos, sendo três voltados à Agricultura 4.0, três à Indústria 4.0 e três a Serviços 4.0, para compor a proposta institucional do IFFluminense, que será submetida ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no âmbito do Edital N.º 05/2020. O Ifes irá selecionar 60 projetos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC). Serão investidos até R$ 233 mil em cada um dos projetos para cobertura de despesas com infraestrutura de pesquisa e bolsas para estudantes e coordenadores.

 A seleção interna será composta por duas etapas: análise documental e avaliação dos projetos por uma banca de especialistas designados pelo IFFluminense. O resultado final será divulgado no dia 19 de agosto, no Portal de Seleções.

 Confira algumas orientações para elaboração do projeto: 

(Imagem: Divulgação Ifes)