Notícias

Seleções

IFF abre inscrições para Processo Seletivo e Vestibular 2023 - 2° Semestre

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/03/2023 10h14, última modificação 31/08/2023 13h15
As inscrições vão do dia 07 de março a 10 de abril de 2023. Ao todo, são 957 vagas, distribuídas entre Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos de Graduação de diversos campi do IFFluminense.
IFF abre inscrições para Processo Seletivo e Vestibular 2023 - 2° Semestre

As inscrições podem ser feitas online ou, presencialmente, nos campi do IFF (Arte:Programação Visual/IFF)

 O Instituto Federal Fluminense publicou os editais do Processo Seletivo, para ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio, e do Concurso Vestibularpara acesso aos Cursos de Graduação, edição 2023 - 2° Semestre. Ao todo, são ofertadas 957 vagas, sendo 595 em Cursos Técnicos de Nível Médio, distribuídas entre os Campi Campos GuarusQuissamãItaperunaAvançado São João da BarraCabo Frio e Campos Centro. Estão sendo disponibilizadas também 362 vagas em Cursos de Graduação de Bacharelado e de Licenciatura, distribuídas entre os Campi MacaéItaperunaCampos CentroBom Jesus do Itabapoana e Campos Guarus.

 Inscrições - Os candidatos deverão realizar a inscrição, no período de 07 de março a 10 de abril 2023, pelo Portal de Inscrições do IFF, no endereço www.inscricoes.iff.edu.br, ou presencialmente, no campus ofertante do curso pretendido. 

 O Portal de Inscrições está reformulado para facilitar o acesso dos candidatos e está integrado com o Portal gov.br. Para entrar no Portal de Inscrições e se inscrever em um processo seletivo, o usuário tem que fazer login único utilizando o CPF e senha cadastrados no Portal gov.br

 Taxa de InscriçãoO valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 no caso do Processo Seletivo e de R$ 75,00 para o Vestibular. A confirmação da inscrição será realizada mediante o pagamento de taxa, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil, até o dia 12 de abril e durante o horário de expediente bancário. A GRU deverá ser emitida no ato da inscrição. 

 Os candidatos que fizerem jus ao benefício poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição no ato da realização da inscrição, no período de 07 a 24 de março de 2023. No caso do Processo Seletivo, a solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita no Portal de Inscrições do IFF, observando as recomendações apresentadas no Anexo II do edital. Para o Vestibular, o pedido de isenção do pagamento da taxa deve ser realizado mediante comparecimento do candidato ao campus ofertante do curso pretendido, nos endereços e horários mencionados no Art. 6º do edital, e protocolo, por escrito e em envelope lacrado, endereçado à Comissão de Processos Seletivos, dos documentos descritos no Art. 27 do edital.

 Provas presenciais - As provas serão aplicadas todas no mesmo dia, 28 de maio de 2023. Os candidatos aos Cursos Técnicos de Nível Médio farão a prova objetiva, com 40 questões de múltipla escolha, das 08h30min às 11h30min. Já os candidatos aos Cursos de Graduação farão prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha, além de discursiva de redação, para todos os cursos, das 08h30min às 13h. Além disso, os candidatos aos Cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e Bacharelado em Design Gráfico também farão provas de Habilidade/Aptidão Específica, das 15h30min às 17h30min

 Dúvida? Fale conosco -  O candidato que apresentar dúvidas relacionadas ao processo poderá enviar e-mail para atendimentoaocandidato@iff.edu.br ou para a Comissão de Processo Seletivo do campus ofertante do curso pretendido, conforme endereços de e-mails disponibilizados no Art. 10 do Edital do Processo Seletivo e do Edital do Vestibular. O IFF também disponibilizou em seu portal a página de Atendimento ao Candidato, com os contatos de WhatsApp de cada campus para tirar dúvidas e/ou fornecer informações complementares. Além disso, estão relacionados na página os dias e horários de atendimento em cada unidade. Acesse AQUI.


 Fique ligado! – Acompanhe também o Portal de Seleções, o Portal do IFF e nossas redes sociais - Facebook, Instagram e Twitter – para ficar por dentro de todas as informações.

 

 

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!