IFF abre inscrições para projetos de pesquisa em parceria com empresas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/01/2021 16h24, última modificação 10/10/2023 13h05
Servidores do IFF podem submeter propostas. Serão concedidas bolsas para estudantes de ensino técnico, graduação, mestrado e doutorado.
IFF abre inscrições para projetos de pesquisa em parceria com empresas

Servidores podem submeter propostas (Arte: Lionel Mota).

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do IFF está com inscrições abertas para a seleção de projetos de pesquisa, em parceria com empresas, e de estudantes bolsistas, para vigência no período de 01 de março a 31 de dezembro de 2021.

Os servidores do Instituto interessados em submeter propostas devem fazer de forma online, pelo Módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), até o dia 17 de fevereiro. Cada proponente poderá submeter até dois projetos e deve ter o currículo lattes atualizado há, no máximo, seis meses.

Para os Mestrados e Doutorados (ME-IFF-Empresa/Dou-IFF-Empresa), haverá uma segunda janela de submissão de projetos entre março e junho de 2021.

O desenvolvimento do projeto deverá ser realizado em parceria com empresas, por meio do compartilhamento de recursos financeiros e não financeiros. Para a submissão, o pesquisador deverá apresentar uma carta de interesse de uma empresa que pretende firmar parceria com o IFF para seu desenvolvimento, conforme especificado no Edital N.º 142/2020, sendo de responsabilidade do pesquisador entrar em contato com a empresa para obter informações e formalizar o projeto para submissão.

As equipes executoras deverão ser constituídas, para além do coordenador do projeto, minimamente, pelos seguintes integrantes bolsistas: um bolsista de ensino médio-técnico (Pesq-12) e/ou do ensino superior (Pibiti-Empresa), e/ou um bolsista de mestrado e/ou doutorado (ME-IFF-Empresa/ Dout-IFF-Empresa).

A seleção dos projetos que farão jus às bolsas ficará a cargo da Câmara de Pesquisa do IFF, que nomeará uma comissão composta por avaliadores externos. A previsão é de que o Resultado Final seja divulgado no dia 03 de março.

Caso o projeto seja aprovado, deverá ser firmado um acordo de parceria entre a empresa interessada e o IFF, no qual constarão os direitos e obrigações das partes até a conclusão do projeto. A forma e o meio de gestão dos recursos aportados, tanto pelo instituto quanto pela empresa parceira, serão definidos no acordo a ser firmado após a seleção das propostas.

Seleção de bolsistas

A participação dos estudantes do IFF nos projetos sob demandas de empresas deverá ter como objetivo a sua iniciação tecnológica, que consiste na sua capacitação teórico-prática, observando o seu perfil de formação e realidades socioeconômicas e culturais, de forma que sejam facilitadas a aprendizagem e o desenvolvimento de projetos de cunho prático e aplicado a uma situação real.

As modalidades de bolsas concedidas são:

1. Pibiti-IFF: Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para estudantes de cursos superiores (20 horas semanais);
  2. Pesq-12: Bolsas de Pesquisa (Pesq-12) ofertadas a estudantes do IFF que estejam regularmente matriculados no ensino técnico (12 horas semanais);
  3. ME-IFF-Empresa: Bolsa para projeto de Mestrado;
  4. Dout-IFF-Empresa: Bolsa para projeto de Doutorado.

Os projetos serão classificados por ranque de pontuação e receberão bolsas, nas modalidades Pibiti-IFF e Pesq-12, conforme disponibilidade orçamentária da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, sendo garantida a concessão de uma bolsa dessas modalidades por campus de lotação.

As inscrições dos candidatos às bolsas Pibiti-IFF e Pesq-12 deverão ser realizadas online pelo estudante, no Módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no período de 04 a 08 de março. A seleção vai acontecer de 09 a 12 e o resultado será divulgado no dia 15 de março, quando também se iniciam as atividades dos projetos.

Empresas Parceiras

As empresas parceiras entram com contrapartida/apoio financeiro de, no mínimo, valor igual ao montante concedido pelo IFF em bolsas, que deverá ser utilizado para pagamento de bolsa a estudantes e/ou aquisição de material permanente e/ou aquisição de material de consumo, bem como a taxa de ressarcimento e os custos das Fundações de Apoio, filiadas ao IFF, para a execução do projeto.

O valor mínimo a ser aportado pelas empresas, para apoio ao desenvolvimento do projeto, é o de uma das modalidades de bolsas combinadas com a taxa de apoio e a taxa de administração da Fundação de Apoio, conforme a seguir:

1. Pesq-12 – Bolsa Curso Técnico (R$ 250,00, por 10 meses) + Taxa de Apoio de R$ 2.000,00 + Taxa Administração da Fundação de Apoio (até 15%);
  2. Pibiti-Empresa – Bolsa Graduação (R$ 400,00, por 10 meses) + Taxa de Apoio de R$ 3.000,00 + Taxa Administração da Fundação de Apoio (até 15%);
  3. ME-IFF-Empresa – Bolsa Mestrado (R$ 1.500,00, por 10 meses) + Taxa de Apoio de R$ 5.000,00 + Taxa Administração da Fundação de Apoio (até 15%);
  4. Dout-IFF-Empresa – Bolsa Doutorado (R$ 2.200,00, por 10 meses) + Taxa de Apoio de R$ 5.000,00 + Taxa Administração da Fundação de Apoio (até 15%).

Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.