Submissão

IFF abre inscrições para seleção de projetos de pesquisa e de estudantes bolsistas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/06/2020 15h02, última modificação 31/08/2023 12h59
Os proponentes devem solicitar a renovação ou inscrição de novos projetos até o dia 30 junho, pelo Suap.

Cada proponente poderá submeter até dois projetos de pesquisa (Arte: Bruno Leite)

A pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense abriu o Processo de Seleção e Renovação de Projetos de Pesquisa e de Estudantes Bolsistas de Iniciação Científica (Pibic), Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Iniciação Tecnológica (Pibiti), com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para o período de agosto de 2020 a julho de 2021.

As inscrições deverão ser realizadas pelo proponente, no período de 08 a 30 de junho de 2020, no Módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no endereço www.suap.iff.edu.br. Cada proponente poderá submeter até dois projetos de pesquisa.

Coordenadores de projetos aprovados e contemplados com bolsas Pibic, Pibiti e ICJ, pelo Edital de Homologação N.º 101/2019, podem solicitar a renovação de seus projetos e bolsas. Novos projetos de pesquisa também poderão ser submetidos, desde que seus proponentes atendam às condições estabelecidas no item 2.3 do Edital N.º 58/2020, que rege esta seleção.

De acordo com o diretor de Pesquisa e Extensão Tecnológica do IFF, Pedro Castelo Branco, “os coordenadores, preferencialmente, devem manter seus bolsistas atuais. Se não for o caso, devem já selecioná-los antes de submeterem o projeto”.

No caso da submissão de novos projetos, os proponentes deverão realizar uma seleção prévia dos estudantes bolsistas, que deve conter, no mínimo, as seguintes etapas: entrevista com perguntas iguais para todos os candidatos e análise do histórico ou boletim escolar.

Serão concedidas bolsas Pibic e Pibiti para estudantes de cursos superiores, com carga horária de 20h semanais; e ICJ para estudantes de nível médio/técnico, com carga horária de 8h semanais. O número de bolsas será definido após o julgamento do pedido de renovação da cota institucional pelo CNPq.

A seleção dos projetos, que ficará a cargo da Câmara de Pesquisa do IFFluminense, será realizada de 01 a 22 de julho. O resultado final será divulgado no dia 31 de julho, com início das atividades previsto para o dia 01 de agosto.

Todas as informações estão disponíveis no Portal de Seleções.