Assédio Não

IFF abre programação do Seminário Virtual sobre Assédio

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/03/2021 18h08, última modificação 10/10/2023 13h05
Evento segue até o dia 03 de março com palestras, mesas-redondas e rodas de conversa. Acompanhe pelo IFFTube.
IFF abre programação do Seminário Virtual sobre Assédio

Da esquerda para a direita, a intérprete de Libras, Aline Veiga, a pró-reitora Cátia Viana, a psicóloga Emanuela Nunes, e o reitor Jefferson Manhães (Foto: Reprodução)

A programação do Seminário Virtual sobre Assédio: Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Moral nas Relações de Trabalho e de Ensino teve início na manhã desta segunda-feira, dia 01 de março. Participaram da mesa de abertura, transmitida pelo canal IFFTube, o reitor do IFFluminense Jefferson Manhães de Azevedo; a Pró-reitora de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade, Cátia Viana; a assistente social do Campus Macaé, Débora Spotorno; e a psicóloga do Campus Campos Centro, Emanuela Nunes, como mediadora.

Emanuela chamou a atenção para a importância de criar espaços de encontro e de conversas para compartilhamento de experiências sobre o assédio, um tema que, de acordo com ela, apareceu com frequência nas rodas de conversa realizadas pelos psicólogos do IFF com servidores e estudantes durante a pandemia.

“O nosso objetivo com esse evento é compartilhar conhecimentos e produzir conversas que nos fortaleçam e criem laços e propostas que a gente possa apresentar à gestão, no intuito de que essas práticas sejam combatidas em nosso Instituto”, afirmou.

Débora disse esperar que o evento possa gerar documentos, grupos de trabalho, espaços oficiais de escuta, além dos que o IFF já possui, e também formas de decisão e de enfrentamento do assédio. “A gente anseia não apenas expor problemas, mas encontrar saída, proteção e suporte para todos nós”.

“É uma ação educativa de caráter informativo e formativo, que de modo pedagógico se propõe a falar sobre o tema do assédio, trazendo como proposta diretrizes para prevenção e combate dessa forma de opressão e de violência", Cátia Viana.

A pró-reitora Cátia Viana destacou que o Seminário foi preparado de modo muito corajoso e que é responsabilidade de uma instituição de educação pautar-se pela democracia e pelos direitos humanos.

“É uma ação educativa de caráter informativo e formativo que, de modo pedagógico, se propõe a falar sobre o tema do assédio, trazendo como proposta diretrizes para prevenção e combate dessa forma de opressão e de violência. O evento tem esse elemento muito forte de coragem por se tratar de um tema sensível que atinge a todos na sociedade e em todos os espaços onde há convivência, incidindo mais fortemente sobre mulheres que, culturalmente, desde que nascem são educadas a não falar, aceitar, permitir, a se culpar, quando o objeto da violência é se opor”, afirmou a gestora.

Em sua fala, o reitor destacou que o espaço da educação deve ser transformador e que não está circunscrito a trabalhar apenas conteúdos, apesar de serem muito importantes, mas de mudança de postura, de olhar para o mundo, para o outro, e de construir novas relações. “Para isso, nós precisamos não esconder assuntos delicados e dizer que determinados temas não são discutidos na escola, pois se não forem discutidos na escola podem ser discutidos em espaços pouco especializados. A educação é o crescer de dentro pra fora, ela tem esse papel necessário e determinante para que nós possamos fazer com que as pessoas reelaborem toda essa tradição histórica para um futuro melhor”.

Jefferson acrescentou que o posicionamento da instituição é formativo, mas também não vai abrir mão de ser corretivo quando precisar. “É assim que a gente faz educação, apresentando o futuro, dando possibilidades, mas também reconstruindo compreensões equivocadas. Precisamos trazer os problemas à tona para que a gente possa tratar, superar e construir o novo. Não podemos tocar nessa instituição educativa sem sair dela transformados, seres humanos melhores”, concluiu.

Programação – o Seminário prossegue nesta terça-feira, dia 02, com mesas-redondas sobre Trabalho remoto, sofrimento psíquico e comunicação e Trabalho em gestão e as relações interpessoais, abertas ao público em geral. Participe pelo IFFTube.

Na quarta-feira, dia 03, a programação será voltada para a comunidade interna do IFF, com a realização, pelo Google Meet, de Rodas de Conversa simultâneas sobre o Assédio em Sala de Aula e do Grupo de Trabalho com o tema “O assédio no ambiente de trabalho: como se proteger e agir”.

A programação completa pode ser acessada no site do evento.