AmbHidro

IFF abre seleção para Doutorado Profissional na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/12/2019 10h39, última modificação 10/10/2023 12h58
As inscrições para o primeiro curso de doutorado do IFFluminense serão realizadas de 06 de janeiro a 01 de março de 2020.

O Instituto Federal Fluminense divulgou a abertura do Processo Seletivo para o Programa de Pós-graduação em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro).  São oferecidas 15 vagas para o primeiro curso de doutorado profissional do IFF, que será ofertado no Campus Campos Centro, no 1.º semestre de 2020. As aulas das disciplinas obrigatórias serão realizadas de segunda a quarta-feira, preferencialmente no turno da noite.

O doutorado AmbHidro possui duas linhas de pesquisa: Modelagem para Meio Ambiente Aplicada em Recursos Hídricos e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada em Recursos Hídricos. Podem participar da seleção os portadores de diploma de mestrado, obtido em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que possuam interesse em aprofundar seus estudos nessa área.

As inscrições deverão ser realizadas pela internet, no período de 06 de janeiro a 01 de março de 2020, no endereço www.inscricoes.iff.edu.br. A taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00, deverá ser paga até o dia 02 de março de 2020, em qualquer agência do Banco do Brasil. Os pedidos de isenção de taxa podem ser feitos de 20 de janeiro a 14 de fevereiro, das 9 às 19h, no setor de Protocolo do Campus Campos Centro.

O processo seletivo será constituído por duas etapas, sendo a primeira composta por Análise do Currículo Lattes e Análise do Projeto de Pesquisa, e a segunda, por uma entrevista de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada entre os dias 17 e 19 de março.

O resultado final da seleção será divulgado após as 17h do dia 20 de março de 2020. A Aula Inaugural será realizada no dia 30 de março, às 19h, no Campus Campos Centro.

A diretora de Pós-graduação do IFF destaca a importância do curso para o Instituto e as regiões em que ele está inserido. “Esse doutorado é um curso muito aguardado por nós do IFF, elaborado com muita dedicação e parcerias. Tenho certeza que este curso contribuirá de forma efetiva para toda comunidade, possibilitando soluções tecnológicas para uma área vital: recursos hídricos. Estamos ansiosos para receber os doutorandos e darmos início a essa nova jornada na nossa instituição", ressalta Simone.

Todas as informações estão no Edital N.º 183/2019, disponível no Portal de Seleções.