Notícias
MatLAb
IFF adquire software para utilização em cursos das áreas de Engenharia e de Ciências Exatas
O software pode ser utilizado em sala de aula e fora dela, por meio de dispositivos pessoais (Foto: Reprodução)
O Instituto Federal Fluminense realizou uma aquisição importante para o ensino e aprendizado de estudantes de cursos das áreas de Engenharia e de Ciências Exatas: o software Matrix Laboratory, conhecido como MatLab. A licença para utilização da ferramenta, no valor de R$ 265.667,22, com validade de três anos, foi adquirida com recursos de emenda parlamentar.
A aquisição do MatLab é uma demanda antiga do IFF, advinda dos Campi Campos Centro, Campos Guarus, Macaé e Itaperuna. Estas unidades possuem cursos de Engenharia nas áreas Ambiental, de Computação, Controle e Automação, Elétrica e Mecânica.
O software, que possui alto desempenho, auxilia na realização de cálculos numéricos com vetores e desenvolvimento de matrizes, construção de gráficos em até três dimensões e simulação de projetos tecnológicos, como a construção de automóveis, entre outros.
O professor do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Campos Centro, Fábio Coelho, que participou do processo de contratação, destaca que o MatLab possui aplicações na solução de problemas de Álgebra e Cálculo Numérico, além de ser utilizado como linguagem de programação. “No ciclo específico, é largamente utilizado nas disciplinas da área de Modelagem e Controle de Sistemas Dinâmicos, sendo capaz de simular sistemas mecânicos, elétricos, eletrônicos, fluídicos e térmicos”, afirma Fábio, informando que uma utilização mais recente do software é na área de Inteligência Artificial.
Professora dos Cursos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Elétrica, do qual também é coordenadora, do Campus Macaé, Selene Dias destaca que o MatLab tem uma configuração muito prática e intuitiva. “Além da linguagem de programação escrita, você também tem uma linguagem de blocos, o que torna mais fácil ainda pegar atividades práticas, por exemplo de processos, como uma construção de um automóvel, e tornar isso bem mais intuitivo, mais rápido para você verificar o efeito de uma montagem ou de uma produção naquilo que se espera como produto final”, explica.
Selene, que também fez parte do processo de contratação do MatLab, destaca que ele pode ser utilizado desde o ensino técnico, em disciplinas mais básicas, até a pós-graduação. “É um software muito importante, e essa aquisição vem ao encontro de outras funcionalidades, pois essa licença que o Instituto adquiriu permite ao professor passar as atividades em sala e o estudante fazer em casa, em seus próprios dispositivos, seja notebook ou computador. Eu acredito que o Instituto Federal vai ascender com essa aquisição em termos de aprendizado e de ensino. Acho que só temos a ganhar”, pontua Selene.
O diretor de TI do Campus Centro, Marcelo Abreu, que integrou a equipe de planejamento para aquisição do MatLab, diz que o usuário pode encontrar na plataforma mais de 180 ferramentas do programa, que incluem cursos, simulados e exercícios. Já o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) do IFF, Ronaldo Amaral, destaca que “o MatLab foi adquirido em um formato de licença que todos os nossos alunos e professores terão acesso para utilizarem, inclusive, em seus equipamentos pessoais”.
O acesso à versão online do software será feito mediante uso do e-mail institucional ou do Gsuite, sendo necessário cadastro de uma conta no site disponível AQUI.
Ronaldo informa que a contratação, cujo processo de compra foi iniciado em abril de 2023, também permite o acesso a treinamentos oferecidos pela empresa fornecedora, abertos a alunos e servidores, para apresentação das soluções e dos potenciais de uso do software, tanto no ensino como na pesquisa.
O primeiro treinamento virtual, no formato de webinar, será realizado de 15 a 19 de abril, às 15h, no Campus Campos Centro. Os encontros abordarão os seguintes temas: Aplicações do MatLab, Ensino em aula com MatLab, MatLab Grader, MatLab Fundamentals e Simulink Fundamentals. Outras informações sobre a inscrição serão divulgadas em breve.