Notícias
Servidor
IFF altera fluxos e facilita pedido de ação de desenvolvimento em serviço para cursos de pós-graduação

Os pedidos devem ser feitos por meio de processo no Suap (Arte: Programação Visual/IFF)
Os servidores do IFF podem ter até 40% de sua carga horária semanal contabilizada para cursar pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) ou estágio de pós-doutorado, e 20% para cursos de pós-graduação lato sensu, sem a necessidade de compensação, conforme a Resolução N.º 24/2021.
O acesso a esse benefício, que configura uma Ação de Desenvolvimento em Serviço, foi facilitado pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, vinculada à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Institucional do IFF.
Com a publicação da Portaria Nº 137/2025, que delega funções aos diretores-gerais e aos pró-reitores, e a mudança no fluxo de pedidos realizada pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, os processos não precisam mais passar pela Comissão de Capacitação e as portarias podem ser emitidas diretamente pelas direções-gerais.
A medida reduz consideravelmente o prazo de análise dos pedidos dos servidores que, anteriormente, precisavam aguardar a emissão de portaria pelo reitor do IFF, após análise dos processos em reunião regular da Comissão de Capacitação da Reitoria.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Pessoas do IFF, Jonis Manhães, muitos servidores se queixavam da demora nos processos até a emissão da portaria, o que acabava dificultando a realização dos cursos, pois o pedido só pode ser feito após o servidor já estar matriculado na instituição de ensino.
“Essas mudanças darão mais celeridade à análise dos processos e à concessão do benefício, representando um esforço de desburocratização e de incentivo à formação continuada dos nossos servidores”, ressalta Jonis.
O novo fluxo para solicitar Ação de Desenvolvimento em Serviço para Cursos de Especialização, Mestrado, Doutorado e Estágio de Pós-doutorado, com abertura de processo no Suap, pode ser consultado AQUI.