Notícias

Saúde do Servidor

IFF amplia pontos para realização de perícias médicas de servidores e seus dependentes

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/05/2025 15h19, última modificação 20/05/2025 13h35
A medida tem como objetivos evitar deslocamentos longos e agilizar o processo de avaliação pericial.
IFF amplia pontos para realização de perícias médicas de servidores e seus dependentes

Há pontos de perícia em três dos quatro núcleos do IFF (Imagem: Banco de Imagens do IFF)

 A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas do IFF, vinculada à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Institucional, ampliou os pontos de realização de perícias singulares em casos de licenças para tratamento de saúde de servidores e dependentes. 

 De acordo com Jonis Manhães, diretor de Desenvolvimento de Pessoas, a descentralização das perícias tem como objetivos "facilitar a vida do servidor, evitar deslocamentos longos (especialmente em situações de adoecimento) e agilizar o processo de avaliação pericial”. 

 Atualmente, o Instituto conta com médicos peritos em três dos seus quatro núcleos. Confira os locais de atendimento no quadro abaixo: 

Local de Perícia  Área de Abrangência  Médico(a) Perito(a)
Campus Itaperuna Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, e Centro de Referência de Cordeiro Thammy Rosa
Coordenação de Saúde e Segurança no Trabalho da Reitoria, situada no Campus Guarus  Reitoria, Campi Campos Centro, Campos Guarus e São João da Barra Rodrigo Aires 
José Sepúlveda
Campus Macaé  Campi Macaé, Quissamã e Cabo Frio Paulo Henrique Rodrigues

 Os servidores dos Campi Itaboraí e Maricá estão sendo atendidos por meio de parcerias com unidades vinculadas ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) de outras instituições, como o IFRJ e a UFF. “Estamos trabalhando para que, em breve, possamos ter um médico perito do IFF também atendendo a esse núcleo, especialmente com a inauguração do Campus Magé”, ressalta Jonis. 

 As juntas médicas, por exigirem mais de um médico, continuam sendo feitas na Coordenação de Saúde e Segurança no Trabalho da Reitoria, em Campos dos Goytacazes.