IFF anuncia mudanças nas matrículas dos Cursos Técnicos e de Graduação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/06/2022 13h47, última modificação 31/08/2023 13h10
As matrículas deverão ser realizadas online, por meio do Portal gov.br, a partir dos processos de seleção do 2º semestre de 2022.
IFF anuncia mudanças nas matrículas dos Cursos Técnicos e de Graduação

O Instituto Federal Fluminense (IFF) comunica que, a partir dos processos do 2.º semestre de 2022, as matrículas para Processo Seletivo, Vestibular e Sisu serão realizadas pelo Balcão Digital, por meio do Portal do Governo Federal, o gov.br

De acordo com o diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFFluminense, Marcelo Sarmento, o Balcão Digital é uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza serviços online referentes às instituições públicas de ensino. "A ação de migrar os processos de matrículas para o meio digital envolve não só os Institutos Federais, mas também as Universidades Públicas. O balcão funciona como uma caixa de e-mails por onde chegarão as solicitações de matrícula dos candidatos”, explica.

Fique atento - O que muda é apenas o modo de fazer a matrícula. O cronograma e a maneira como são realizadas as seleções no IFF continuam em todos os editais para cursos técnicos, de graduação e Sisu: os candidatos classificados são convocados com prazo estipulado para a matrícula, de acordo com a classificação. Caso o candidato não atenda ao prazo para as correções na solicitação, sua matrícula será indeferida. Além do candidato receber as notificações do status da matrícula por e-mail, a solicitação também pode ser acompanhada no perfil do candidato em “Minhas solicitações”.

“É importante salientar que, mesmo as matrículas sendo realizadas online, o candidato continua podendo ir aos campi do IFF para sanar dúvidas, acessar o computador, solicitar o auxílio para as etapas da matrícula, como já vinha sendo feito pelas Centrais de Atendimento nos campi", destaca Marcelo.

Confira o passo a passo para realização da solicitação de matrícula:

É recomendado que antes de iniciar a solicitação de matrícula, o candidato já esteja em posse das cópias digitais legíveis da documentação exigida conforme o tipo de vaga. Os documentos deverão ter o tamanho limite de 5.0 MB e deverão estar nos formatos doc, docx, pdf, jpg, jpeg ou png.

1. Acesse o site do gov.br e na caixa “O que você procura” e pesquise “IFF”;

2. Nos resultados apresentados, escolha a opção de serviço “matrícula” conforme a modalidade de ensino em que foi aprovado e clicar em “Iniciar”:

“Matricular-se em curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado, Concomitante e Subsequente) - IFF”

‘Matricular-se em curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - IFF”

1. Em seguida, será necessária a realização do login na conta pessoal utilizando o seu número de CPF e senha. Caso o candidato ainda não tenha cadastro no portal, será necessário criar uma conta para o primeiro acesso;

2. O Balcão Digital lista os serviços específicos habilitados no momento. Informe a seleção do edital desejado.

3. No balcão, preencha os dados solicitados e finalize sua solicitação;

4. O sistema exibirá uma mensagem indicando que a solicitação da matrícula foi concluída com sucesso.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!