Arte e Cultura

Política de Cultura do IFF é aprovada

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/11/2023 10h15, última modificação 30/11/2023 10h15
Conselho Superior aprova política que irá estimular a produção de artes e cultura nas unidades do Instituto.
Política de Cultura do IFF é aprovada

(Foto: Divulgação/IFF)

O Conselho Superior (Consup) aprovou a Política de Cultura do Instituto Federal Fluminense (IFF), por meio da Resolução N. 206, de 17 de novembro de 2023.

O documento institui os Núcleos de Artes, Cultura e Educação (Nasce) nas estruturas organizacionais das unidades do IFF, estimulando a produção cultural e promovendo importantes contribuições para o desenvolvimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais das localidades de abrangência institucional.

O coordenador de Políticas Culturais e Diversidade, Jonas Defante Terra, fala da importância da política para o avanço dos aspectos culturais. “A política é uma bússola que orienta a nossa Instituição pela ótica da Cultura, apresentando, além das finalidades, as concepções, dimensões, princípios,  diretrizes e objetivos.”

De acordo com ele, a construção do documento se deve ao esforço da comunidade de servidores que compõem a Câmara de Arte e Cultura e ao diálogo entre a comunidade externa com os servidores e alunos da instituição, ”além de um sentimento de coletividade ao longo dos anos ao executarem seus projetos artísticos e culturais em suas unidades“, afirma.

“Destacamos a Cultura como dimensão estruturante e basilar de nossa Instituição. Promovê-la e incentivá-la é pensar a Cultura em todos os âmbitos institucionais, para além do financiamento, entendê-la na perspectiva organizacional, ou seja, fazer Arte e Cultura numa Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, pontua Jonas.