Cooperação

Universidade da Colômbia anuncia vagas de intercâmbio virtual para estudantes do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 25/07/2024 16h31, última modificação 25/07/2024 16h31
Na ocasião, foi assinado o acordo de cooperação técnica entre o IFF e a Corporación Universitaria Unitec.
IFF assina acordo de cooperação técnica com a Corporación Universitaria UNITEC

Da esquerda para a direita: Victor Saraiva assina acordo ao lado dos estudantes, Ileana e Kleverson (Foto: Divulgação IFF).

O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Victor Barbosa Saraiva, assinou o Acordo de Cooperação Técnica com a Corporación Universitaria Unitec, da Colômbia, nesta terça-feira, 23 de julho de 2024.

O acordo formaliza a parceria entre as instituições em atividades de internacionalização que já vem sendo realizadas. Visa, ainda, fortalecer o intercâmbio acadêmico, a cooperação e o desenvolvimento de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão, de maneira a promover a cidadania global e a formação de cidadãos capazes de atuar em contextos multiculturais e multilíngues.

O ato da assinatura do acordo foi acompanhado pelos estudantes Diego Alejandro Escobar Ortiz e Maryelin Ysleth Rivera Durán que cursaram um período de Engenharia da Computação no IFF Campus Bom Jesus,  no primeiro semestre de 2024; pelo pesquisador de Políticas Públicas na área de Educação, Kleverson Gonçalves Willima; pela professora do IFF e coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional, ILeana Celeste Fernandez Franzoso, e por representantes da Unitec (em videoconferência).

“Para a Corporación Universitariao acordo é a consolidação do trabalho colaborativo desenvolvido nos últimos três anos, que proporcionou a participação em projetos internacionais financiados, mobilidade internacional presencial e virtual, e mais de 1000 vagas para aprendizagem de português e espanhol nas nossas comunidades acadêmicas”, afirmou Izabella Woyames, diretora de Projeção Social, Estágios e Internacionalização da Unitec.

Vagas para intercâmbio virtual para estudantes do IFF

Na ocasião, a Unitec anunciou a abertura de vagas para intercâmbio virtual para o próximo semestre. Com essa colaboração, os estudantes do IFF poderão se inscrever em até duas disciplinas e cursá-las de maneira 100% virtual, gratuitamente, com certificado ao final do curso.

As disciplinas disponíveis são:

1. Fundamentos de Mercado e Publicidade;

2. Negociação e Resolução de Conflitos;

3. Psicobiologia;

4. Psicologia da Infância e Adolescência;

5. Criatividade e resolução de problemas;

6. Psicologia de grupos;

7. Neurociência Básica e Aplicada;

8. Gestão e Planejamento Estratégico;

9. Psicologia na Idade Adulta e na Terceira Idade;

10. Espírito Empreendedor;

11. Introdução à Psicologia Social Aplicada;

12. Psicologia do Desenvolvimento.

As disciplinas do 1 ao 7 só estão disponíveis para inscrição até o dia primeiro de agosto; as demais terão inscrições abertas até o dia 27 de setembro.

Para se candidatar, o estudante deve enviar os seguintes documentos para o e-mail internacional@iff.edu.br:

• Nome completo;
  • Disciplina desejada na Unitec;
  • Histórico de notas em PDF;
  • Documento de identidade em PDF;
  • Data da expedição do documento de identidade;
  • E-mail institucional (Gsuite);
  • E-mail pessoal;
  • Programa acadêmico de origem (Campus, curso e período).

Clique na imagem abaixo e confira a tabela com a oferta de disciplinas em mobilidade virtual para o segundo semestre de 2024:

Oferta de disciplinas em mobilidade virtual para o segundo semestre de 2024.