IFF assina protocolos de intenções com instituições da América Latina

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/05/2023 14h17, última modificação 31/08/2023 13h16
O acordo foi firmado com instituições de ensino da Argentina, Colômbia e Equador.
IFF assina protocolos de intenções com instituições da América Latina

Dr. Troztsky Santiago Corella, reitor do ISU CT, do Equador. (Foto: Divulgação IFF)

O Instituto Federal Fluminense assinou três protocolos de intenções para a internacionalização com Instituições de ensino da América Latina. O acordo foi firmado com a Universidad Nacional de José C. Paz (Unpaz), da Argentina; o Instituto Nacional de Formación Técnica Profesional (Infotep), da Colômbia; e o Instituto Tecnológico Superior Central Técnico (ITSCT), do Equador, durante 3º Campamento de Liderazgo para la Educación Internacional, realizado de 17 a 21 de Abril em San José, Costa Rica.

“O objetivo é promover o intercâmbio de experiências e de pessoal técnico nos campos da docência, dos alunos, das equipes administrativas, da pesquisa, da cultura e da pós-graduação, desenvolvendo ações conjuntas de interesse mútuo”, declara a professora do IFF Ileana Celeste Fernandez Franzoso, coordenadora do projeto de extensão Internacionalización en casa e membro da equipe organizadora do evento.

Ileana enfatiza que a internacionalização é um eixo transversal presente no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFF que tem como prioridade a atuação da instituição na América Latina e no Caribe, favorecendo a formação de cidadãos e profissionais respeitosos da diversidade cultural e do estabelecimento da cultura de paz com capacidade para conviver e trabalhar em uma comunidade local e mundial.

A formalização dos protocolos de intenções ocorreu no dia 19 de abril com a assinatura digital do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, e dos representantes de cada uma das instituições parceiras presentes no auditório da Universidad San Marcos, em San José, Costa Rica.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!