Notícias

Convênio

IFF celebra parceria com o município de São Francisco do Itabapoana

por Comunicação Social Reitoria publicado 07/08/2025 19h38, última modificação 08/08/2025 16h22
Evento marca início de novas oportunidades educacionais no município e anuncia criação de Centro de Referência com perspectivas para um futuro campus.
sfi_2.jpg

Foto: Ascom/SFI

  No último sábado, 2 de agosto, o município de São Francisco do Itabapoana foi palco de uma cerimônia que simboliza um  importante avanço na oferta da educação pública: a celebração de parceria do Projeto da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT), que consolida o compromisso institucional com a inclusão e a formação de jovens e adultos na região. 

 O evento que marcou do início das atividades do IFFluminense no município reuniu diversas autoridades, entre elas a prefeita de São Francisco do Itabapoana, Yara Cinthia, o reitor do IFFluminense, Victor Saraiva, o vice-prefeito, vereadores, coordenadores e professores do curso, além de membros da comunidade e estudantes que já participam dos cursos ofertados pela EJA no município.

 Para a coordenadora do Comitê EJA, Tathiane Monteiro, "o EJA do IFFluminense busca fortalecer e ampliar a Educação de Jovens e Adultos internamente, mas também busca ultrapassar os “muros” da Instituição. O Projeto EJA-EPT tem cumprido um papel importante, alcançando esse público em diversos Municípios. Parabenizo toda equipe que atua em São Francisco de Itabapoana pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo."

 Outro destaque da cerimônia foi a formalização do Centro de Referência em São Francisco do Itabapoana, iniciativa que visa fortalecer a presença da educação técnica e profissional na região, com a oferta de diversos cursos. A iniciativa, apresentada pelo reitor da instituição, prevê ainda a possibilidade de implantação de um campus, ampliando o acesso à educação para mais moradores da cidade e arredores.

  Para o reitor do IFF, Victor Saraiva, o início das atividades da instituição em São Francisco e a parceria para estabelecimento do centro de referência irá gerar novas oportunidades para a comunidade da região, minimizando o deslocamento e dando mais oportunidade para os jovens e adultos daquela região. "A partir desse momento, poderemos atender as demandas que são necessárias para o desenvolvimento do município e do interior do Estado do Rio de Janeiro."