Comemoração

IFF comemora 110 anos de história com corrida de 5 km, em Campos-RJ

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/09/2019 14h24, última modificação 31/08/2023 12h56
Evento contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre servidores, estudantes e a comunidade externa.
IFF comemora 110 anos de história com corrida de 5 km, em Campos-RJ

Evento reuniu servidores e participantes da comunidade externa

Integração com a comunidade, superação de desafios e estímulo ao esporte são características que fazem parte do Instituto Federal Fluminense (IFF) e que estiveram presentes na corrida de 5 km que aconteceu no último domingo, dia 29 de setembro. O evento, realizado na Av. Arthur Bernardes, em Campos-RJ, marcou a comemoração dos 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a abertura oficial dos II Jogos Intercampi dos Servidores do IFFluminense.

A corrida, realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos, contou com cerca de 150 participantes de todas as idades, integrando gestores, servidores e estudantes do IFF e a população em geral. Os três primeiros colocados no feminino e masculino, de cada categoria, receberam medalhas comemorativas do evento.

Luciana Barcelos, 48 anos, ficou na 3.ª colocação no feminino, categoria C, da comunidade externa. Sua história de vida está ligada ao IFF, onde fez curso técnico, especialização e atualmente é aluna da Pós-graduação Lato Sensu em Arquitetura da cidade: suas demandas e tecnologias, no Campus Campos Centro.

“O IFF transformou a minha vida e faz parte da minha história desde 1986, quando entrei na Escola Técnica Federal. Tudo o que conquistei na vida profissional eu devo ao IFF, tenho um amor muito grande por essa instituição”, ressaltou Luciana.

A atleta amadora Tainara Nunes, 24 anos, veio de Bom Jesus do Norte-ES para participar da corrida e elogiou a organização do evento, que teve stand com água, frutas e suporte dos estudantes da Licenciatura em Educação Física do Campus Centro. “A corrida foi uma experiência muito bacana. Comemorar 110 anos do IFF com uma corrida rústica, que te traz mais saúde e motivação para viver foi muito bom”, afirmou a participante, que ficou no 1.º lugar geral do feminino.

Paulo Vítor Rosa, 19 anos, aluno do Curso Técnico de Automação Industrial do IFF, faz parte da equipe de atletismo do Instituto e chegou em 2.º lugar na classificação geral. “Estou muito satisfeito com o resultado. Achei importante comparecer com a equipe, principalmente por essa comemoração dos 110 anos da instituição”.

Já a servidora do Campus Itaperuna, Renata Riscado, que está inscrita para as competições de queimada e de vôlei feminino nos II JICs, ressaltou o estímulo ao esporte e a integração entre os servidores. “Já corri, mas estava parada há um tempo e precisava de uma corrida como essa para recomeçar, é um estímulo pra gente. Achei sensacional a ideia de reunir os campi e os servidores, nada melhor que o esporte para unir as pessoas”, destacou.

O reitor do IFF, Jefferson Manhães, ressaltou que a corrida teve o objetivo de dar visibilidade aos 110 anos da Rede Federal e do Instituto Federal Fluminense. “Vejo aqui servidores aposentados apaixonados por essa instituição, professores e técnicos-administrativos, ex-alunos, alunos, e tantas pessoas que de alguma maneira foram tocadas pela Educação Profissional e Tecnológica, impulsionadas em sua vida por esse grande patrimônio da educação”, afirmou Jefferson, agradecendo aos participantes. “Muito obrigada a vocês em nome de toda uma história, iniciada por um presidente da República de nossa cidade, Nilo Peçanha, que teve a ousadia de fazer uma escola no interior deste país, que até então era apenas para as capitais. Nós somos privilegiados por ter uma instituição como essa”, finalizou.