Notícias

Desenvolvimento Institucional

IFF dá primeiros passos na construção do PDI 2023-2027

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/09/2022 16h51, última modificação 31/08/2023 13h12
Conversamos com a diretora de Desenvolvimento Institucional da Reitoria do IFF, Alline Morais. Um evento de lançamento está sendo planejado para o dia 29 de setembro.
IFF dá primeiros passos na construção do PDI 2023-2027

Alline Morais também conduziu o processo de elaboração do PDI 2018-2022 (Foto: Raphaella Cordeiro).

 O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento de planejamento, construído a cada cinco anos, que traça objetivos e metas, visando ao crescimento e à melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição.

Portal do IFF: Este é o último ano de vigência do Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 e o IFF já começou a pensar no próximo, que terá a vigência de 2023 a 2027. Quais estão sendo os primeiros passos?

Alline Morais: Como processo inicial, estamos na fase de revisão do Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI), por meio da instituição de uma comissão que mobiliza diretamente em torno de 70 servidores das diversas unidades. O PPI traz as principais decisões políticas do Instituto, em relação às diversas áreas - Ensino, Pesquisa, Extensão, Formação Continuada dos Servidores, Inclusão, entre outras -, em termos conceituais e apontamentos dos principais caminhos que a instituição irá tomar.  

 A proposta é de que esse documento seja o grande eixo promotor das discussões e decisões institucionais para os próximos cinco anos. A partir dessa minuta, o Comitê Estratégico, que será formado pelos gestores da Reitoria e dos campi, iniciará os debates sobre as estratégias a serem desdobradas das políticas e decisões institucionais apontadas.

Portal do IFF: O PDI é um documento denso, dividido em capítulos que contemplam assuntos diversos, como o próprio PPI, oferta de cursos e vagas, infraestrutura, política de atendimento ao estudante, etc. Este material é construído a muitas mãos, que são as comissões temáticas. Como elas serão formadas e irão trabalhar?

Alline Morais: Para a elaboração do PDI 2023-2027 manteremos a formação das comissões temáticas que conduzirão as discussões dos principais temas que irão culminar na elaboração dos capítulos. Os articuladores das comissões temáticas foram definidos em reunião do Colégio de Dirigentes e eles organizarão a composição dessas comissões de forma multicampi, a partir da participação de servidores e estudantes considerados especialistas ou conhecedores do tema. As comissões utilizarão não só o PPI como também outros documentos norteadores para fazerem a construção de seus conteúdos. 

Portal do IFF: Qual a previsão de término do trabalho das comissões e o que acontece com o material que foi construído?

"Será dado um olhar com extrema atenção para cada sugestão enviada por servidor, estudante ou cidadão da comunidade externa."

Alline Morais: As comissões temáticas não terão data única de entrega das minutas dos capítulos. Temos uma previsão de que algumas minutas serão finalizadas em tempos distintos. É importante destacar que há uma plataforma em desenvolvimento para promover a ampla participação da nossa comunidade acadêmica nas contribuições desses documentos produzidos pelas comissões temáticas. A cada tempo que uma minuta for finalizada, esta ficará em período determinado disponível nessa plataforma de participação. No entanto, a previsão é de que todo esse movimento finalize em dezembro com as minutas discutidas e encaminhadas para revisão e diagramação. A etapa final desse processo é o encaminhamento da minuta completa do PDI ao Conselho Superior para sua apreciação e aprovação.

Portal do IFF: No dia 29 de setembro está previsto um evento. O que está programado?

Alline Morais: Será um evento considerado como marco desse processo que, como comentado, já está em andamento. Teremos uma abertura oficial do processo de construção do PDI 2023-2027 com a presença do prof. Jefferson Manhães, reitor do IFF, e da profa. Nídia Heringer, reitora do Instituto Federal Farroupilha que tem apresentado avanços importantes na elaboração do PDI. O evento acontecerá no dia 29 de setembro, às 15h, no auditório Miguel Ramalho, no IFF Campus Campos Centro, com transmissão ao vivo pelo canal do IFFTube.

Portal do IFF: Fale um pouco da complexidade de construir um documento tão importante, com tantas mãos, e por isso mesmo fundamental para o funcionamento da instituição.

Alline Morais: O PDI é um documento exigido por lei, mas ao tratar de temas tão importantes, tais como políticas pedagógicas, objetivos estratégicos e projeção de metas, ações prioritárias de obras, carreira do servidor, oferta de cursos, etc., afeta e envolve toda a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo. O processo metodológico de elaboração do PDI (que em breve será comunicado e apresentado à nossa comunidade) considera a nossa gestão democrática e participativa, ou seja, será dado um olhar com extrema atenção para cada sugestão enviada por servidor, estudante ou cidadão da comunidade externa. Todos podem ajudar a melhorar os serviços prestados pelo IFFluminense.

 Será a partir do PDI 2023-2027 que iremos planejar, pelos próximos anos, os programas institucionais, os projetos decorrentes desses programas e os planos de ação locais, seja da Reitoria ou dos campi, sempre com o foco em atingirmos nossos objetivos de forma conjunta e integrada e promovermos a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.



√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais. 

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!