Notícias

Encceja

Mais de 27 mil candidatos escolheram o IFF como instituição certificadora pelo Encceja

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/12/2021 17h49, última modificação 31/08/2023 13h08
Com a alta procura do IFF como instituição certificadora, sistema online facilita a solicitação e emissão dos documentos digitais ou impressão.
IFF desenvolve sistema para obtenção da Certificação de Conclusão do Ensino Médio pelo Encceja

 O Instituto Federal Fluminense desenvolveu um sistema que permite a solicitação e emissão do Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência, por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), de forma online, pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). No exame de 2020, que foi realizado em agosto de 2021, cerca de 27 mil candidatos escolheram o IFFluminense como Instituição Certificadora.

 O coordenador de Gestão de Sistemas Acadêmicos, André Tardin, explica que “esse sistema processa de forma automática, a cada 15 minutos, todos os pedidos de certificação feitos para o IFFluminense, o que tem gerado maior facilidade para os candidatos, pois de qualquer lugar podem fazer a solicitação, retirada do documento digital ou a impressão”. 

 O diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do Instituto, Marcelo Sarmento, conta que o número de certificados e declarações expedidas tem crescido muito com relação aos anos anteriores. “Isso se deve tanto ao fato da procura maior pelo IFF como instituição certificadora, mas também pela possibilidade de certificarmos candidatos que indicaram outras instituições como certificadoras”, destaca o diretor. 

 Para solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência o candidato deve seguir o passo a passo:

1 – Acessar o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) do IFF; 

2 – Ao acessar o Suap deverá clicar em “Certificação Encceja”;

3 – Na página para “Solicitar Certificado” deve inserir seu cpf e e-mail, confirmar seu e-mail e confirmar que não é um robô;

4 – O candidato receberá um e-mail confirmando a solicitação e em cerca de 15 minutos o Certificado ou Declaração de Proficiência estará pronto;

5 – Para retirar o Certificado ou Declaração de Proficiência Digital, após a realização do pedido, o candidato deverá acessar o Suap;

6 – Clicar em “Certificação Encceja” e depois em “Consultar Solicitação”, onde deve inserir o seu cpf;

7 – Na página seguinte estará disponível o documento digital pronto para o candidato fazer a retirada e, se necessário, imprimir.


 O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é o exame realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que tem como finalidade diagnosticar a educação básica brasileira e possibilitar meios para certificar saberes adquiridos tanto em ambientes escolares quanto extraescolares.


 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!