IFF determina uso obrigatório de máscara na instituição

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/05/2020 12h54, última modificação 31/08/2023 12h58
Medida segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e visa à prevenção ao novo coronavírus.
IFF determina uso obrigatório de máscara na instituição

O Instituto Federal Fluminense determinou, por meio da Portaria N.º 322/2020, a utilização obrigatória de máscara de uso não profissional ou tipo cirúrgica, em todas as unidades da instituição. Está proibido o ingresso de servidores, estudantes, trabalhadores terceirizados, operários contratados e pessoas da comunidade, que não estejam portando o referido equipamento de proteção individual, nas dependências do IFF.

A medida segue recomendações da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e da Organização Mundial da Saúde (OMS), quanto à eficácia do uso de máscara facial na prevenção e redução da contaminação pela Covid-19.

As máscaras podem ser feitas de forma caseira, com a utilização de tecido. De acordo com a Nota Informativa do Ministério da Saúde, para fazer a máscara é necessário utilizar um pano duplo e nas medidas corretas para que possa cobrir totalmente a boca e o nariz e ficar bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. As máscaras são de uso individual e não devem ser utilizadas por mais de duas horas. Para higienizá-las, é preciso deixar de molho com água sanitária por 30 minutos e depois lavar com água e sabão.

Confira o vídeo do Ministério da Saúde e saiba como fazer sua máscara em casa:

Atendimento – O IFF suspendeu o atendimento presencial ao público em suas unidades desde o dia 18 de março deste ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Em casos de necessidade, o atendimento presencial poderá ser realizado mediante agendamento prévio por telefone ou e-mail. Confira os contatos e os horários de funcionamento interno de cada unidade na página da Covid-19, no portal do IFFluminense.