IFF disponibiliza nova página Transparência e Prestação de Contas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/03/2021 13h18, última modificação 31/08/2023 13h01
Novo menu traz funcionalidades para facilitar o acesso às informações pelos diversos públicos do IFFluminense.
IFF disponibiliza nova página Transparência e Prestação de Contas

O menu está disponível na barra de navegação, à esquerda, na página inicial do Portal do IFF (Arte: Lionel Mota)

O Instituto Federal Fluminense disponibilizou uma nova página em seu portal para informar e prestar contas de suas ações administrativas, financeiras, de gestão e planejamento, dentre outras, para a sociedade. O menu Transparência e Prestação de Contas atende à Lei de Acesso à Informação (LAI) e à Instrução Normativa N.º 84/2020, do Tribunal de Contas da União (TCU), que estabelece normas para tomada e prestação de contas. Acesse AQUI.

Situada na página inicial do Portal do IFF, na barra de navegação do lado esquerdo, a nova página agrega os conteúdos do antigo menu Acesso à Informação - que foram reorganizados para facilitar o acesso dos públicos interno e externo e atender de forma mais efetiva a LAI -, os Relatórios de Gestão, e traz novas funcionalidades como as áreas de Demonstrações Contábeis e Explicativas e o Rol de Responsáveis da instituição.

“Além dos conteúdos já existentes, a normativa do TCU estabelece que o Instituto deverá publicar outras informações ao longo do exercício, periodicamente, sobre o planejamento e a gestão, incluindo os principais objetivos, metas e resultados, de modo a demonstrar como ele gera valor público e a capacidade de continuidade no futuro”, explica a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFF, Alline Morais, destacando que as áreas relativas a cada tema estão categorizadas em tópicos, com as informações mais organizadas e atualizadas.

Alline ressalta que outra mudança trazida pelo novo portal é a possibilidade do público acessar parte das informações de forma simplificada e direta, por meio de links que direcionam o usuário para sistemas do governo federal, como o Portal da Transparência, que já era uma exigência legal, ou por meio de painéis internos existentes ou construídos exclusivamente para este fim, ou ainda, disponíveis em páginas específicas.

A diretora destaca como maior novidade da página Transparência e Prestação de Contas a possibilidade que o público terá de procurar os dados desejados por meio de campo de filtros sobre assuntos como Execução Orçamentária e Financeira, Quadro de Vagas do Instituto e Indicadores de Desempenho Institucionais. “Temos como meta vincular o que estamos chamando de Painel de Indicadores do IFF ao Portal Transparência e Prestação de Contas até o primeiro semestre de 2022, disponibilizando um número maior de informações com buscas por meio de pesquisa refinada e apresentadas por meio de infográficos”, afirma Alline, acrescentando que com a nova página e o “seu aprimoramento contínuo, o IFF pretende oferecer maior confiabilidade e transparência das informações aos servidores e estudantes do Instituto e à sociedade como um todo”.