IFF disponibiliza Portal da Inovação para a comunidade

por admin publicado 24/10/2023 16h08, última modificação 27/10/2023 20h21
Portal reúne dados sobre competências e currículo dos servidores. Também serão disponibilizadas informações de laboratórios e serviços disponíveis para a inovação.
Portal integra iff 2

Estimular a execução de projetos de pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, conectar pessoas, instituições, além de estabelecer parcerias com organizações públicas e privadas para atendimento das demandas da sociedade. Esses são os principais objetivos do Integra, o Portal da Inovação disponibilizado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) para acesso de toda a comunidade interna e externa.

O portal, disponível no endereço eletrônico integra.iff.edu.br, conta, desde agosto de 2023, com uma base de dados que permite ao usuário buscar informações e competências de todos os servidores da instituição. Também é possível acessar as produções técnicas, publicações e projetos desenvolvidos pelos servidores do Instituto.

“Conseguir buscar, de uma só vez e numa plataforma interativa, todos os servidores que trabalham com um determinado tema é uma funcionalidade incrível. O Integra permite buscar, por palavras-chave, os Currículos Lattes de todos os servidores do IFF num só clique de mouse”, destaca o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto, Wagner Bretas.

Entre as funcionalidades que estão sendo cadastradas e serão disponibilizadas pelo Integra estão: acesso a informações sobre os laboratórios, equipamentos disponíveis para inovação, à vitrine tecnológica de produtos e aos serviços desenvolvidos no IFF e disponíveis para transferência, assim como as possibilidades de prestação de serviços.

De acordo com Wagner, conhecer as linhas de pesquisa, as pessoas que estão trabalhando em cada área tecnológica e a infraestrutura laboratorial da instituição potencializa uma ação conjunta, sobretudo nos projetos interdisciplinares.

O Integra é um sistema de gestão da inovação desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Acesse, abaixo, o vídeo do IFRS e conheça um pouco mais sobre as suas funcionalidades.

Pelo portal também é possível propor o desenvolvimento de ideias e soluções de inovação em conjunto com o IFF. Para isso, basta entrar em contato com o Núcleo de Inovação Tecnológica, mediante preenchimento de um formulário.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFF, José Augusto Ferreira, a implantação do sistema informatizado para gestão da inovação, o "Integra", é mais um esforço institucional para dinamizar a integração da comunidade com as ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação do Instituto.

“Com o sistema, agora, é possível acompanhar, de forma simples e interativa, as produções acadêmicas e expertises técnicas dos servidores; além de dar visibilidade aos laboratórios e equipamentos disponíveis para inovação, servindo como uma boa vitrine tecnológica de produtos e serviços desenvolvidos, mostrando a nossa capacidade para atender a comunidade regional e o alcance do IFF para todo o Brasil", destaca José Augusto.

Lançamento da Rede Integra de Inovação

O Portal da Inovação do IFF faz parte da Rede Integra, lançada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) na última quinta-feira, dia 19 de outubro, em Brasília-DF. O lançamento foi feito durante o I Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), que fez parte da programação da  3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), realizada de 16 a 22 de outubro.

A Rede Integra reúne os portais de inovação de 33 instituições da Rede Federal, sendo 31 Institutos Federais (IFs) e dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). Por meio do portal único, é possível acessar informações de mais de 45 mil servidores, quase um milhão de produções e 685 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, entre outros.

O coordenador do NIT, Wagner Bretas, que participou da cerimônia de lançamento, destacou a importância da Rede Integra de Inovação. “Imagine descobrir, numa Rede com mais de 660 unidades, quem exatamente está desenvolvendo tecnologia numa determinada área, onde há equipamentos disponíveis, que tecnologias já foram desenvolvidas. O Integra potencializará o que nossa Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem de melhor: a atuação em rede”, destaca o gestor.