Notícias

APNP

IFF disponibiliza Sala Virtual de Apoio aos Professores para uso do Moodle

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/03/2021 16h28, última modificação 31/08/2023 13h01
A Sala conta com vídeos tutoriais, documentos e mediação pedagógica por meio de fóruns para tirar dúvidas dos docentes.
IFF disponibiliza Sala Virtual de Apoio aos Professores para uso do Moodle

A Sala de Apoio está disponível no bloco Meus Cursos, localizado à direita da tela principal

 Com o objetivo de auxiliar os professores do IFFluminense que optaram por trabalhar com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle durante a realização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), o Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação e a Coordenação de Educação a Distância (EaD) disponibilizaram uma Sala de Apoio aos Docentes para utilização da plataforma institucional.

 Na Sala, os professores têm acesso a uma capacitação com diversos conteúdos para planejar e configurar corretamente um curso online; configurar o livro de notas de um curso; adicionar e configurar os recursos e as atividades constantes no seu planejamento de aula; inscrever e excluir manualmente usuários com o papel de aluno, dentre outros.

 De acordo com a Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenação de EaD do Centro de Referência, Ana Christina Marchi, a Sala de Apoio está organizada por temas e dentro de cada um deles há vídeos tutoriais, documentos em PDF, um FAQ com perguntas e respostas, além de mediação pedagógica por meio dos  fóruns de dúvidas constantes em cada tema para que os docentes enviem as mensagens de acordo com as suas necessidades.

 “Desejamos  estar o mais próximo possível de todos os professores para que eles tenham todo o suporte para elaborar o seu curso online com sucesso”, afirma Ana, destacando que a Sala Virtual já está aberta e que todos os docentes do IFF estão inscritos e receberam um e-mail com orientações. “Caso o professor tenha optado por trabalhar com outro Ambiente Virtual de Aprendizagem, ele pode desconsiderar a inscrição na referida sala”.

Acesso à Sala de Apoio

 O acesso ao AVA deve ser realizado pelo endereço ead2.iff.edu.br. Caso o professor seja usuário, ele deve fazer o login com o seu CPF e senha. Para os que acessam o Moodle pela primeira vez, o login é o número do CPF e a senha é EaD-2021. Em seguida, o usuário será remetido a uma página para redefinição da senha.

 A Sala de Apoio aos Docentes-APNP está disponível no bloco “Meus Cursos”, localizado à direita da tela principal. Caso o professor não tenha acesso ao Moodle, ele deverá solicitar a inscrição na sala pelo e-mail cead@iff.edu.br, informando o seu nome completo, número do CPF e o endereço de e-mail que mais utiliza.