Tecnologia e Inovação

IFF divulga novo Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

por Ferdinanda Maia/Comunicação Social da Reitoria publicado 05/04/2018 18h14, última modificação 31/08/2023 12h49
Os interessados deverão se inscrever de 30 de abril a 04 de maio de 2018, exclusivamente na página na internet do Profnit Nacional.
Mestrado Profnit

O IFFluminense vai ofertar, pela primeira vez na região, o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). O Programa de pós-graduação stricto sensu, em Rede Nacional, tem como objetivo a formação de recursos humanos para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, etc.

O curso é gratuito, presencial, com duração de 24 meses e ofertado em todo o país. O IFFluminense coordena um dos Pontos Focais, sendo responsável por toda a gestão local do Profnit, envolvendo atividades desde a organização das seleções até a divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula e, já como mestrandos, o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos candidatos aprovados e classificados no processo seletivo.

A Comissão Acadêmica Nacional divulgou o Edital para o Exame Nacional de Acesso para ingressantes no segundo semestre de 2018 e, para este processo seletivo, há oferta de oito vagas para o IFF. Poderão se candidatar portadores de diploma de qualquer curso de nível superior – graduação – emitido por instituição oficial e reconhecida pelo MEC. Os interessados deverão se inscrever de 30 de abril a 04 de maio de 2018, exclusivamente na página na internet do Profnit Nacional, no endereço www.profnit.org.br.

A taxa de inscrição é no valor de R$250,00 e deve ser paga por depósito bancário conforme as orientações do Anexo 2 do edital. O candidato poderá requerer a isenção do pagamento se fizer sua inscrição até 04 de maio, devendo proceder ao preenchimento regular da ficha eletrônica de inscrição, clicando na opção “candidato hipossuficiente” e informando o Número de Identificação Social.

O Exame Nacional será realizado em duas etapas: Etapa 1 (Prova Nacional), prevista para acontecer no dia 26 de maio, no IFFluminense Campus Campos Centro. A prova consistirá de 40 questões de múltipla escolha abordando conteúdo básico de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação; e Etapa 2 (Análise Curricular). O Resultado Final está previsto para o dia 06 de julho.

As aulas serão às quintas e sextas-feiras tarde e noite, podendo ser utilizado ainda o sábado pela manhã e tarde. Os professores, além do Instituto, também são da Uenf em uma parceria das duas instituições.

De acordo com a diretora de Pós-graduação do IFF, Simone Vasconcelos, a demanda é grande para o curso. “Ele se destina aos candidatos que atuam no mercado e que pretendem aprofundar seus conhecimentos na área, assim como tratar devidamente das inovações e registros de seus produtos e serviços”, explica, acrescentando a importância de trazer a oferta para a região. “Este curso tem o objetivo da formação de pessoal qualificado para o exercício da pesquisa, extensão tecnológica e do magistério superior, assim como a produção, difusão e aplicação do conhecimento visando o desenvolvimento local, regional e nacional”, acrescenta.

Em 2017, o IFF se candidatou a ponto focal e, após visita da comissão nacional, a proposta do curso e infraestrutura foram avaliadas e aprovadas. Na ocasião, além da Uenf, outras organizações também participaram da reunião demonstrando, segundo Simone, o interesse regional pela oferta. Foram elas: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Campos e Firjan.

Fonte: Ascom IFF com Profnit