Projeto

IFF divulga prazos para seleção e renovação de projetos de pesquisa e de extensão

por Ferdinanda Maia / Comunicação Social da Reitoria publicado 22/03/2018 16h54, última modificação 31/08/2023 12h48
Estudantes interessados em ser bolsistas Pibic, Pibiti, Iniciação Científica Júnior e Extensão poderão se candidatar após seleção de projetos.

A Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação divulgou o Edital N.º 51/2018 de seleção e renovação de projetos de pesquisa e de extensão, bem como de seleção de estudantes bolsistas Pibic, Pibiti, Iniciação Científica Junior e Extensão, com vigência para o período de agosto de 2018 a julho de 2019.

As inscrições dos novos projetos e os pedidos de renovação dos já vigentes deverão ser realizados online pelo pesquisador/extensionista no Sistema de Submissão Eletrônica de Projetos do IFF – SiSEP – no endereço www.sisep.iff.edu.br, no período de 28 de março a 22 de abril de 2018, observando-se o Modelo de Projeto disponível no item Orientações.

Cada proponente poderá submeter até dois projetos de Pesquisa e/ou Extensão e os critérios de seleção estão descritos no item 5 do edital. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 27 de junho.

Conforme destaca Pedro de Azevedo Castelo Branco, diretor de Pesquisa e Extensão Tecnológica do IFF, “os projetos de Pesquisa são de suma importância para o desenvolvimento da ciência e, no caso de projetos com foco na Iniciação Científica, de grande contribuição para a formação dos estudantes que deles participam, seja em projetos de pesquisa pura, seja em projetos de pesquisa aplicada".

Ele também destaca a importância dos projetos de Extensão. "Além dos benefícios já citados para a formação dos estudantes, constituem-se em uma das principais formas de difusão para a sociedade do conhecimento produzido na academia”.

Estudantes

A partir da divulgação dos projetos selecionados, os estudantes poderão se candidatar às bolsas, no endereço eletrônico www.sisep.iff.edu.br, no período de 28 de junho a 08 de julho.

As modalidades de bolsas concedidas são:

• 26 bolsas Pibic - Bolsas de Iniciação Científica para estudantes de cursos superiores (20 horas semanais);
  • 31 bolsas Pibiti - Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para estudantes de cursos superiores (20 horas semanais);
  • 90 bolsas ICJ, com fomento do CNPq - Bolsas de Iniciação Científica para estudantes de nível médio/técnico (08 horas semanais);
  • 100 bolsas Pibic/Pibiti, com fomento do IFF;
  • 100 bolsas de Extensão, com fomento do IFF - concedidas a estudantes de cursos técnicos de nível médio (12 horas semanais) e a estudantes de cursos superiores (20 horas semanais).

Cada estudante poderá se inscrever em até dois projetos (pesquisa e/ou extensão) e a seleção dos bolsistas deverá conter, minimamente, as seguintes etapas: entrevista com perguntas iguais para todos os candidatos; análise do histórico ou boletim escolar e outras etapas e critérios definidos e publicizados pelo coordenador. A seleção ocorrerá de 09 a 25 de julho, com o resultado divulgado em 31 de julho.

O início das atividades dos projetos está previsto para 01 de agosto de 2018.