Notícias

Servidor

IFF divulga relatório de pesquisa sobre saúde mental e trabalho remoto

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/12/2021 16h23, última modificação 31/08/2023 13h08
Resultados da pesquisa possibilitaram uma série de iniciativas voltadas para o cuidado com a saúde mental do servidor durante a pandemia.
IFF divulga relatório de pesquisa sobre saúde mental e trabalho remoto

Relatório da pesquisa está disponível no Painel do Servidor (Foto: Banco de Imagens do IFF)

 A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) do IFFluminense divulgou o relatório da pesquisa institucional “Saúde Mental e Trabalho Remoto” (Acesse AQUI). Os resultados da pesquisa, realizada de 16 de novembro a 06 de dezembro de 2020, subsidiaram uma série de ações e iniciativas de cuidados com a saúde mental do servidor ao longo do ano de 2021.

 A coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalho e psicóloga da Reitoria, Viviane Lopes, destaca que a pandemia da Covid-19 e o trabalho remoto alteraram completamente a rotina dos servidores e que a pesquisa foi importante para identificar a percepção deles sobre a própria saúde mental e a experiência do trabalho remoto.

 “A partir dos resultados, foi elaborado um relatório que serviu de base para que a instituição traçasse diretrizes, a fim de atender às demandas apresentadas”, afirma Viviane, acrescentando que, “quando realizamos uma pesquisa como essa, nós sistematizamos as subjetividades e expectativas pessoais em necessidades e demandas coletivas, que nos possibilitam conhecer os pontos positivos e negativos dessa experiência no âmbito institucional, bem como o desenvolvimento de estratégias coletivas de enfrentamento”, conclui.

 Dentre as ações promovidas pela Progep e coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho, em conjunto com a Comissão de Saúde Mental, nomeada pela Portaria Nº 427/2021, estão a realização de lives, rodas de conversa e oficinas de meditação guiada.

 O relatório está disponível no Painel do Servidor.