Submissão

IFF divulga seleção de projetos de pesquisa e de estudantes para bolsas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/04/2019 17h11, última modificação 31/08/2023 12h53
Inscrições e renovação de projetos serão realizadas de 30 de abril a 12 de maio; já o período para estudantes se inscreverem será de 04 a 14 de julho, pelo Suap. Interessados devem estar atentos ao novo procedimento.
IFF divulga seleção de projetos de pesquisa e de estudantes para bolsas

A Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF divulgou o Edital N.º 67/2019 que rege os procedimentos do processo de seleção e renovação de Projetos de Pesquisa e seleção de Estudantes Bolsistas de Iniciação Científica (Pibic), Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Iniciação Tecnológica (Pibiti), para o período de agosto de 2019 a julho de 2020. Serão concedidas 28 bolsas Pibic/CNPq, 24 bolsas Pibiti/CNPq e 90 bolsas ICJ/CNPq.

Cada proponente poderá submeter até dois projetos de pesquisa no ano de 2019, devendo ser servidor do IFFluminense e pesquisador, vinculado a Núcleo de Pesquisa, atendendo aos seguintes critérios estabelecidos pelo CNPq: a) titulação de doutor, no caso de pleito de bolsa(s) Pibic e/ou Pibiti; b) minimamente, o título de mestre, no caso de pleito de bolsas ICJ.

As inscrições dos novos projetos de pesquisa, bem como os pedidos de renovação dos já vigentes, diferentemente dos anos anteriores, deverão ser realizados online pelo pesquisador, no módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no endereço eletrônico https://suap.iff.edu.br, no período de 30 de abril a 12 de maio. Os interessados devem estar atentos aos novos procedimentos.

“Todo o processo será pelo Suap, desde a submissão dos projetos até a avaliação. O pesquisador deve, inclusive, preencher as informações da proposta, inserir figuras, por exemplo, direto no Sistema”, explica Pedro de Azevedo Castelo Branco, diretor de Pesquisa e Extensão Tecnológica.

A seleção dos projetos será realizada de 13 de maio a 26 de junho, com o resultado final previsto para ser divulgado no dia 03 de julho. A partir daí, começa a etapa de inscrição de estudantes interessados em se candidatar a bolsas.

Cada estudante poderá se inscrever em até dois projetos selecionados no edital, no período de 04 a 14 de julho, de forma online, no módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no endereço eletrônico https://suap.iff.edu.br. As bolsas Pibic e Pibiti, de 20h semanais, destinam-se a estudantes de cursos superiores; já as Bolsas de Iniciação Científica (ICJ) são de 8h semanais e destinam-se a estudantes de nível médio/técnico.

A seleção dos estudantes será de 15 a 26 de julho, com no mínimo entrevista e análise do histórico ou boletim escolar. O resultado está previsto para ser divulgado em 31 de julho com o início das atividades em 01 de agosto.

Extensão: Pedro explica que neste primeiro momento está sendo divulgado o edital de bolsas com fomento do CNPq, e que no 2º semestre deste ano será publicado um novo edital contemplando os projetos de Pesquisa, Extensão e Integração, “com vigência para o período de fevereiro a dezembro de 2020, e com bolsas de Iniciação Científica e de Extensão, com fomento do IFF”, acrescenta.