IFF e Prefeitura de Macaé articulam parceria

por admin publicado 15/10/2013 17h39, última modificação 31/08/2023 12h46
Reunião foi realizada no dia 11 de outubro, em Macaé, com o objetivo de discutir a construção de uma Unidade de Educação Profissional (UEP) do IFF, no município.

Criar uma unidade de ensino profissionalizante que atenda às demandas específicas de Macaé e região, dando novas expectativas e oportunidades a jovens do município que queiram ingressar no mercado de trabalho, principalmente na cadeia produtiva do petróleo.

É com este objetivo que a Prefeitura de Macaé e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) articulam uma parceria para a construção de uma Unidade de Educação Profissional (UEP).

Durante reunião na tarde de sexta-feira, 11 de outubro de 2013, no Gabinete do Paço Municipal, o prefeito Dr. Aluízio, ao lado dos representantes das secretarias municipais de Educação, Trabalho e Renda, Desenvolvimento Social, Planejamento e Habitação, receberam os vereadores Manoel Francisco e Luciano Diniz, o reitor do IFF, prof. Luiz Augusto Caldas Pereira e o diretor do campus Macaé, prof. Paulo Rogério Nogueira de Souza, para definir os primeiros passos para a consolidação do projeto e de parcerias no município.

“Encontramos no IFF a parceria ideal para fomentar em Macaé o ensino profissionalizante para os jovens do município. A construção de uma unidade de ensino como esta vem ao encontro das necessidades tanto das empresas e indústrias, quanto do desejo da população em ter oportunidades de se qualificar e adentrar no mercado de trabalho”, declarou Dr. Aluízio.

A ideia, em um primeiro momento, é construir a unidade de ensino com recursos do município em parceria com órgãos, institutos e empresas para, posteriormente, garantir a federalização da instituição junto ao Governo Federal.

O reitor destacou a natureza localista dos Institutos Federais, a verticalização da oferta e a configuração territorial do IFF.

“A criação desta unidade de ensino possui dois objetivos principais: atender a demanda da região e criar novas oportunidades para jovens e trabalhadores e novas formas de acesso ao ensino profissionalizante. Acreditamos que Macaé tem todas as condições de iniciar um projeto como este e o IFF está totalmente disponível para esta parceria”, disse.

A UEP deverá ser uma unidade vinculada ao campus Macaé e poderá ser implantada na Zona Norte do município, uma estratégia que visa atender, principalmente, as comunidades desta região.

“A região Norte é hoje o local mais propenso para receber um grande projeto de urbanização e é, atualmente, o grande polo de desenvolvimento de Macaé. Cabe a nós irmos em busca de expertise para materializar os planos que temos para esta região. Levar uma unidade profissionalizante seria um grande avanço”, destacou o prefeito.

O próximo passo para a consolidação do projeto da UEP é a definição exata da área para a construção da unidade e a apresentação do projeto ao Governo Federal através do IFF e Prefeitura.

Fonte: Ascom Prefeitura de Macaé com Ascom IFF Reitoria

(Publicada em 15/10/2013)