IFF e Uenf irão oferecer Mestrado em Física

por admin publicado 09/05/2014 17h50, última modificação 31/08/2023 12h47
Sociedade Brasileira de Física (SBF) aprova Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (PROFIS) na Uenf e no IFFluminense. Reunião foi realizada no dia 06, em Campos-RJ.

A Universidade Estadual do Norte Fluminense e o Instituto Federal Fluminense foram selecionados pela Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional em Ensino de Física (CPG-MNPEF) para compor o conjunto de novos polos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (PROFIS), coordenado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Ao todo, foram selecionados 26 polos entre 45 propostas distribuídas por todo o país. O critério de seleção baseou-se, primeiramente, na qualidade acadêmica da equipe proponente e, em um segundo momento, na distribuição regional destes polos.

O processo, agora, segue para a Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para ser avaliado por uma comissão de área. Após a avaliação e a aprovação pela Coordenação, inicia-se o processo de seleção de alunos. O Programa é voltado a professores de Ensino Médio e Fundamental.

“Trata-se de uma parceria importante na região para o fortalecimento das ações de capacitação de professores e inauguração de novas fronteiras do conhecimento, no campo das pesquisas científicas, para as licenciaturas em física”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto Ferreira.

Em reunião realizada no dia 06 de maio, em Campos-RJ, definiu-se que a sede do Polo será o IFF/campus Campos-Centro. As aulas deverão acontecer nas duas instituições com participação de professores tanto do Instituto, quanto da Uenf.

Estiveram presentes, pelo IFF, Jefferson Manhães de Azevedo (diretor Geral do campus Campos-Centro), José Augusto Ferreira da Silva (pró-reitor de Pesquisa e Inovação), Sandra de Miranda Soares (diretora de Pesquisa e Inovação) e Pedro de Azevedo Castelo Branco (diretor de Pesquisa e Pós-Graduação), além das professoras Marília Paixão Linhares (Uenf) e Renata Lacerda Caldas Martins (IFFluminense), coordenadora e vice-coordenadora do Programa/Polo.

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 09/05/2014)