IFF e UTN.BA consolidam parcerias

por admin publicado 08/03/2013 16h40, última modificação 31/08/2023 12h46
Comitiva do IFF visitou a Universidade Tecnológica Nacional - Faculdade Regional Buenos Aires (UTN.BA) para fechamento de parcerias. Encontro aconteceu na semana de 04 a 08/03.

No encontro, os representantes das duas instituições discutiram e firmaram parcerias nas áreas de Pós-Graduação Lato Sensu em Análise em Gestão de Sistemas de Informação, curso em andamento no IFF, e Engenharia de Construção Naval em Metalurgia e Soldagem, novo curso a ser oferecido.

A parceria interinstitucional vai contar com a presença, nos cursos, de professores da UTN.BA que possuem vasta experiência na área de Construção Naval e em Gestão de Sistemas de Informação.

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto Ferreira, o Instituto busca, através da área de Engenharia de Construção Naval em Metalurgia e Soldagem, promover a capacitação de recursos humanos para atendimento as demandas da indústria do petróleo e naval, na região, tanto no segmento de marinha mercante quanto no setor offshore.

“O objetivo também é promover a atualização de servidores do IFF para atuação em cursos técnicos, na área, inicialmente no Núcleo Avançado de São João da Barra, assim como para atender demanda das prefeituras da região”, explica José Augusto.

O curso deverá ser estruturado com as disciplinas: A Indústria da Construção Naval; Gestão de Projetos de Construção Naval; Fabricações e Montagem de Navios; Ensaios não destrutivos; Propriedades mecânicas dos metais; Materiais  navais; Soldagem de Ligas Metálicas Especiais; Metalurgia da soldagem (metalografia); Técnicas e equipamentos de soldagem e Prática de oficinas.

Participaram do encontro e reunião de trabalho, pelo IFF, o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto Ferreira da Silva, o  Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Pedro Castelo Branco, e o professor Alan Ramalho.

Por parte da UTN.BA participaram o Coordenador do Centro de Soldadura, Juan Antonio Alonso, o Secretário de Cultura e Extensão Universitária, Eng. Javier Ona, o Diretor do Departamento de Engenharia em Sistemas de Informação, Eng. Andrés P. M. Bursztyn, o Ex. Diretor do Departamento de Engenharia Naval e Assessor da Secretaria de Cultura e Extensão Universitária, Eng. Cesar O. Legaspi, e o Diretor de Relações Institucionais, Eng. Mariano Marquinez.

A relação colaborativa entre as duas instituições começou a ser definida em janeiro deste ano, quando um representante da Universidade Tecnológica visitou o IFF (Veja AQUI).

Veja as fotos da visita AQUI.

(Publicada em 08/03/2013)