Competição

IFF encerra o JIF Sudeste com medalhas de ouro e prata no Xadrez

por Comunicação Social da Reitoria publicado 31/08/2017 20h42, última modificação 31/08/2023 12h42
Estudantes conquistam o ouro no masculino individual e por equipes, classificando-se para o JIF Nacional.
IFF encerra o JIF Sudeste com medalhas de ouro e prata no Xadrez

Equipe de ouro do IFF com o treinador Samuel Queiroz

O silêncio e a concentração, imprescindíveis para os jogos de xadrez, foram substituídos por gritos de guerra e muita comemoração durante a premiação e entrega dos troféus aos estudantes atletas da modalidade, que fechou a quinta edição dos Jogos dos Institutos Federais etapa Sudeste (JIF Sudeste 2017), na tarde dessa quinta-feira, dia 31 de agosto, no Campus Campos Centro do IFFluminene.

O IFF subiu quatro vezes ao pódio após conquistar duas medalhas de ouro no torneio masculino individual e por equipes e duas medalhas de prata no torneio feminino por equipes e no individual masculino.

Medalhista de ouro por equipe e no individual, Flávio Parente, 16 anos, aluno do Curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Campos Centro, venceu todas as seis partidas que disputou durante o dia. “Foi uma competição de nível muito alto, com jogadores muito fortes, inclusive, meu último adversário, tem um rating (método utilizado para calcular a força relativa entre enxadristas) maior que o meu na Federação Estadual de Xadrez”, ressalta Flávio, acrescentando que a conquista “foi muito significativa, principalmente para a equipe do IFF”.

Ouro por equipe e prata no individual masculino, o aluno do Curso Técnico Integrado em Mecânica, Gabriel Tavares, de 16 anos e enxadrista há dez, também destacou o alto nível da competição. “A galera é muito boa, mas com a minha experiência, consegui vencer cinco das seis partidas que disputei hoje”, afirma, acrescentando que “o xadrez é um esporte muito bacana, que exige raciocínio lógico, concentração, respeito ao próximo e humildade”.

Técnico da equipe de enxadristas do IFF, formada por quatro meninos e quatro meninas, Samuel Queiroz diz que está muito satisfeito com o desempenho do time. “Eles são muito bons, eu oriento, motivo, mas o mérito é todo deles. Estou muito feliz com os resultados”, afirma o treinador, destacando a medalha de prata da equipe feminina: “O time feminino foi formado esse ano e já está disputando de igual pra igual com adversárias mais experientes”, ressalta.

No individual feminino, a dobradinha foi do IF São Paulo (IFSP), que conquistou as medalhas de ouro e prata. O bronze ficou com o IF Norte de Minas Gerais (IFNMG). O IFSP também conquistou o campeonato de xadrez feminino por equipes.

Confira os resultados:

Masculino

Individual:

1.º - IFF

2.º - IFF

3.º  - Colégio Pedro II

Equipe:

1.º - IFF

2.º - IF Sudeste MG

3.º  - Colégio Pedro II

Feminino

Individual:

1.º - IFSP

2.º - IFSP

3.º  - IFNMG

Equipe:

1.º - IFSP

2.º - IFF

3.º  - IF Sudeste MG

Veja mais fotos AQUI

Acompanhe tudo sobre o JIF AQUI.