Fomento

IFF tem cinco projetos selecionados no Edital Faperj de Apoio a Equipes Discentes

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/08/2024 09h16, última modificação 09/08/2024 09h42
O Instituto Federal Fluminense foi destaque, com cinco projetos selecionados entre os 33 contemplados.

Equipe Goytaborgs, do IFF Campus Campos Centro, foi uma das que teve projeto contemplado com recursos da Faperj (Foto: Divulgação/IFF).

A Diretoria de Tecnologia da Faperj anunciou o resultado preliminar do Edital Nº 06/2024 - Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional. O Instituto Federal Fluminense (IFF) foi destaque com cinco projetos selecionados entre os 33 contemplados para receber os recursos. "Esse resultado evidencia o compromisso do IFFluminense com a inovação e o avanço tecnológico", aponta diretor de Formação Profissional da Pró-reitoria de Ensino do IFF, Allysson Tavares.

O edital visa apoiar projetos de iniciação ou pré-iniciação tecnológica, oferecendo aos discentes a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na execução de projetos práticos. O objetivo é que os participantes se envolvam em competições, tanto nacionais quanto internacionais, com foco na experiência com novas tecnologias ou invenções, especificamente de caráter educacional.

A seleção da Faperj recebeu 130 projetos inscritos. Os projetos contemplados poderão custear despesas de participação, como passagens e diárias, além de contratar serviços, adquirir consumíveis e bens permanentes necessários para o desenvolvimento dos projetos.

Os projetos selecionados do IFF são:

1. Em busca da Excelência do Café do Grão à xícara: Inovação, Torra de cafés especiais, profissão barista, cup taster e latte art

• Proponente: Daniel Coelho Ferreira
    • Campus: Bom Jesus
  2. Equipe SJBots de Robótica Aplicada

• Proponente: Gláucio José Pereira da Silva
    • Campus: São João da Barra
  3. IFF Composite: equipe dedicada a projeto, simulação e fabricação de estruturas em materiais compósitos para o desafio da ponte da SAMPE Brasil

• Proponente: Hiasmim Rohem Gualberto
    • Campus: Itaperuna
  4. Fortalecimento de Equipes Discentes em Competições Matemáticas

• Proponente: Mariana Neumann de Souza
    • Campus: São João da Barra
  5. Goytaborgs: Desenvolvimento e implementação de tecnologias nos projetos de robótica, visando a eficiência nos resultados em participação de competições nacionais e internacionais, com ênfase na continuidade do desenvolvimento profissional e empreendedor do corpo discente da equipe

• Proponente: Revair Mendes Lourenço
    • Campus: Campos Centro

As equipes SJBots e Goytaborgs já foram contempladas na edição de 2022 do edital. "E isso demonstra a consistência, o histórico de sucesso, a persistência e os excelentes resultados dessas equipes", analisa Allysson Tavares.

Cada proposta foi contemplada com até 200 mil reais em fomento, "um investimento significativo que apoiará o avanço das equipes em competições de caráter educacional e tecnológico", avalia o diretor de Formação Profissional do IFF, que destaca a importância das competições discentes para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. "Parabenizamos todos os proponentes pelos projetos submetidos, incluindo aqueles que, desta vez, não foram contemplados. A dedicação e o esforço de todos são fundamentais para o crescimento e fortalecimento da nossa instituição".

De acordo com Allysson, essas competições são essenciais para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, proporcionando uma experiência enriquecedora e preparando os alunos do IFFluminense para os desafios do mundo do trabalho. "Além disso, essas experiências fomentam habilidades cruciais, como trabalho em equipe e gestão de projetos, que são indispensáveis para o sucesso em suas futuras carreiras. Continuem prospectando e inovando, pois cada esforço contribui para o nosso crescimento coletivo", destaca.

Os professores Hiasmim Rohem Gualberto e Juvenil Nunes de Oliveira Júnior, do projeto IFF Composite, também expressam sua satisfação com o resultado. "Estamos extremamente felizes por termos sido contemplados com este financiamento. Participar da competição é uma oportunidade valiosa para divulgar o curso de graduação em Engenharia Mecânica do Campus Itaperuna, que é relativamente recente. Essa oportunidade permitirá a execução de projetos relacionados a materiais compósitos, uma área na qual já estávamos iniciando trabalhos, apesar das limitações".

O referido projeto é voltado para o Desafio Acadêmico: Prova da Ponte da SAMPE Brasil, que reúne estudantes de engenharia de todo o país para projetar, construir e testar pontes feitas de materiais compósitos. "O objetivo é promover a inovação e a aplicação prática de conceitos teóricos, desafiando os participantes a desenvolverem estruturas leves e resistentes, demonstrando suas habilidades em engenharia e fabricação de materiais avançados", explicam os professores Hiasmim e Juvenil.

Mais sobre este assunto:
 IFF Itaperuna tem projeto aprovado pela Faperj para receber recursos voltados a competições estudantis