Notícias
Fomento
IFF tem cinco projetos selecionados no Edital Faperj de Apoio a Equipes Discentes
Equipe Goytaborgs, do IFF Campus Campos Centro, foi uma das que teve projeto contemplado com recursos da Faperj (Foto: Divulgação/IFF).
A Diretoria de Tecnologia da Faperj anunciou o resultado preliminar do Edital Nº 06/2024 - Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional. O Instituto Federal Fluminense (IFF) foi destaque com cinco projetos selecionados entre os 33 contemplados para receber os recursos. "Esse resultado evidencia o compromisso do IFFluminense com a inovação e o avanço tecnológico", aponta o diretor de Formação Profissional da Pró-reitoria de Ensino do IFF, Allysson Tavares.
O edital visa apoiar projetos de iniciação ou pré-iniciação tecnológica, oferecendo aos discentes a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na execução de projetos práticos. O objetivo é que os participantes se envolvam em competições, tanto nacionais quanto internacionais, com foco na experiência com novas tecnologias ou invenções, especificamente de caráter educacional.
A seleção da Faperj recebeu 130 projetos inscritos. Os projetos contemplados poderão custear despesas de participação, como passagens e diárias, além de contratar serviços, adquirir consumíveis e bens permanentes necessários para o desenvolvimento dos projetos.
Os projetos selecionados do IFF são:
-
Em busca da Excelência do Café do Grão à xícara: Inovação, Torra de cafés especiais, profissão barista, cup taster e latte art
- Proponente: Daniel Coelho Ferreira
- Campus: Bom Jesus
-
Equipe SJBots de Robótica Aplicada
- Proponente: Gláucio José Pereira da Silva
- Campus: São João da Barra
-
IFF Composite: equipe dedicada a projeto, simulação e fabricação de estruturas em materiais compósitos para o desafio da ponte da SAMPE Brasil
- Proponente: Hiasmim Rohem Gualberto
- Campus: Itaperuna
-
Fortalecimento de Equipes Discentes em Competições Matemáticas
- Proponente: Mariana Neumann de Souza
- Campus: São João da Barra
-
Goytaborgs: Desenvolvimento e implementação de tecnologias nos projetos de robótica, visando a eficiência nos resultados em participação de competições nacionais e internacionais, com ênfase na continuidade do desenvolvimento profissional e empreendedor do corpo discente da equipe
- Proponente: Revair Mendes Lourenço
- Campus: Campos Centro
As equipes SJBots e Goytaborgs já foram contempladas na edição de 2022 do edital. "E isso demonstra a consistência, o histórico de sucesso, a persistência e os excelentes resultados dessas equipes", analisa Allysson Tavares.
Cada proposta foi contemplada com até 200 mil reais em fomento, "um investimento significativo que apoiará o avanço das equipes em competições de caráter educacional e tecnológico", avalia o diretor de Formação Profissional do IFF, que destaca a importância das competições discentes para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. "Parabenizamos todos os proponentes pelos projetos submetidos, incluindo aqueles que, desta vez, não foram contemplados. A dedicação e o esforço de todos são fundamentais para o crescimento e fortalecimento da nossa instituição".
De acordo com Allysson, essas competições são essenciais para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, proporcionando uma experiência enriquecedora e preparando os alunos do IFFluminense para os desafios do mundo do trabalho. "Além disso, essas experiências fomentam habilidades cruciais, como trabalho em equipe e gestão de projetos, que são indispensáveis para o sucesso em suas futuras carreiras. Continuem prospectando e inovando, pois cada esforço contribui para o nosso crescimento coletivo", destaca.
Os professores Hiasmim Rohem Gualberto e Juvenil Nunes de Oliveira Júnior, do projeto IFF Composite, também expressam sua satisfação com o resultado. "Estamos extremamente felizes por termos sido contemplados com este financiamento. Participar da competição é uma oportunidade valiosa para divulgar o curso de graduação em Engenharia Mecânica do Campus Itaperuna, que é relativamente recente. Essa oportunidade permitirá a execução de projetos relacionados a materiais compósitos, uma área na qual já estávamos iniciando trabalhos, apesar das limitações".
O referido projeto é voltado para o Desafio Acadêmico: Prova da Ponte da SAMPE Brasil, que reúne estudantes de engenharia de todo o país para projetar, construir e testar pontes feitas de materiais compósitos. "O objetivo é promover a inovação e a aplicação prática de conceitos teóricos, desafiando os participantes a desenvolverem estruturas leves e resistentes, demonstrando suas habilidades em engenharia e fabricação de materiais avançados", explicam os professores Hiasmim e Juvenil.
Mais sobre este assunto:
IFF Itaperuna tem projeto aprovado pela Faperj para receber recursos voltados a competições estudantis